Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Governo do RS prorroga cessão de uso da Ilha das Pedras Brancas

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul prorrogou por mais 25 anos o termo de cessão de uso da área ao município de Guaíba. A ação beneficia a área natural da Ilha das Pedras Brancas; conhecida por Ilha do Presídio. A assinatura do termo foi feita pelo secretário de estado do turismo; esporte e lazer; José Sperotto; e pelo prefeito de Guaíba; Henrique Tavares.

A Prefeitura de Guaíba solicitou a prorrogação do prazo de concessão; que havia sido cedida pelo Estado em 2005; com validade de cinco anos para colocar em prática o projeto de revitalização da ilha. “Além de preservar a área e o patrimônio público; a implantação do projeto oportunizará a transformação da Ilha em um local cultural; gerando trabalho e oportunidades”; destaca ao secretário Sperotto.

De acordo com o projeto será criado um memorial dos diversos usos ocorridos no local; com o menor impacto possível ao ambiente natural. Está prevista a restauração dos prédios e a construção de passarelas e mirantes elevados. Ao longo das trilhas; além da paisagem; será possível a identificação da maioria das espécies vegetais.

A água para consumo humano; será produzida no local através de uma “pequena” estação de tratamento. O tratamento de efluente será realizado no local; por meio de uma “mini” usina; sendo; os resíduos sólidos; transportados para o continente para finalização no aterro sanitário municipal. A geração de energia será alternativa; através de painéis de células fotovoltaicas; suficiente para a demanda das atividades na Ilha.

Receba nossas newsletters