Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

João Martins revela em carta balanço da sua gestão na Setur-MA

.

.

O ex-secretário de Turismo do Maranhão e ex-presidente da Abav Nacional; João Martins Neto; escreveu ao site do MERCADO & EVENTOS um artigo no qual faz um balaço da sua gestão à frente da Setur; ocorrida entre 2007 e 2009.

Confira na íntegra a carta enviada à redação do jornal.

“‘E O TURISMO?’…. UM DEPOIMENTO
Por João Pereira Martins Neto

Em Outubro de 2005 – na Feira das Américas – Congresso da ABAV no Rio de Janeiro na qualidade de Presidente da entidade e em nome de todo o trade turístico nacional agradecemos de público ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica – Luis Inácio Lula da Silva – presente àquela solenidade por ter criado definitivamente o Ministério do Turismo e lá ter colocado na época a figura excepcional do deputado Walfrido dos Mares Guia.

Ficou configurado ao Senhor Presidente a importância dessa criação pois desde 1952 quando o TURISMO era um Departamento no Ministério da Agricultura esteve perambulando por mais de 50 (cinqüenta) anos por diversos Ministérios; como se fosse um apêndice infeccioso.

Rapidamente esta criação pela sua grande potencialidade mostrou ao Brasil e ao mundo a importância dessa indústria sem chaminé. Já em 2007 ocupou o quarto lugar na balança comercial brasileira e emprega até hoje 9 pessoas em cada 100 novos empregos em nosso Pais. É um grande gerador de emprego e renda em todos os cantos do nosso país e sem demandar altíssimos investimentos.

Identicamente o Turismo em nosso Estado também – como apêndice – perambulou por órgãos diversos e Secretarias por muitos anos; e com diferentes nomenclaturas; inclusive a nossa Maratur que foi extinta abruptamente sem nenhum estudo mais detalhado. Eis que; cumprida a promessa de campanha; o Governador eleito Jackson Lago; solicitou ao Governador José Reynaldo Tavares na época mensagem à Assembléia Legislativa para a criação da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão – SETUR – MA; fato ocorrido através da lei nº 8.559 de 28 de Dezembro 2006 que reorganizava administrativamente o Estado do Maranhão. Referida Secretaria absorveu todas as competências aos serviços de turismo do Estado do Maranhão; independente de sua localização.

Pelo Decreto nº 22.917 de 02/JAN/2007; foi estabelecida a organização da SETUR-MA em 04 níveis; abrangendo o nível de administração Superior; de Assessoramento; de Execução Instrumental e de Execução Programática perfazendo um total de 63 cargos comissionados. Observa-se que na Lei acima citada gerava uma nova reorganização administrativa do Estado; logo não foi ampliação de seu quadro e cargos o que restringiu muito o nosso quadro de pessoal comissionado.

Independente disso constatou-se uma grande dificuldade em se poder compor um quadro qualitativo competente e experiente nessa área de Turismo e por dois motivos óbvios:

– o número de profissionais formados em Turismo com qualificação e certificação apropriadas e ou pessoas com experiências nesse segmento são poucas e já possuindo outros compromissos empregatícios;

– o valor remuneratório do Estado do Maranhão como um todo; fica muito a desejar; desistimulante para quem teria que ter uma dedicação exclusiva para uma tarefa de implementação turística no Estado do Maranhão.

Na época; foram levadas ao conhecimento do Governador Jackson Lago e do seu setor de Planejamento as referidas constatações ocasião em que houve a promessa de após 02 anos de governo deveria ocorrer uma nova proposta de reorganização administrativa no Estado e condizente com a nova gestão pública que seria implantada e proporcionaria uma melhor ampliação do quadro qualitativo para o Turismo. Lamentavelmente; embora fosse  realizado estes estudos e proposta os problemas políticos se avolumaram no Estado do Maranhão com ruptura do poder constituído em 16/04/2009 e não permitindo chegar a este estágio.

Independente deste fato documentário deve-se realçar mu

João Martins

Receba nossas newsletters