Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Mais de 180 mil pessoas visitaram Vale dos Vinhedos em 2009

O Vale dos Vinhedos tem sido o roteiro turístico da Serra Gaúcha que mais tem atraído visitantes nos últimos anos. Eleito um dos principais destinos da América Latina; o Vale; que em 2001 registrou um movimento de 45 mil visitantes; fechou o ano de 2009 com 182.229 turistas; um aumento superior a 300%. Nos últimos nove anos o crescimento foi constante.

Este incremento está diretamente associado ao surgimento de novas vinícolas; pousadas e hotéis diferenciados; além de restaurantes únicos e opções em artesanato local responsáveis por uma ampla rede de atendimento ao turista. Atualmente; o roteiro conta com mais de 30 vinícolas abertas a visitação.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale); Aldemir Dadalt; a região é atrativa o ano inteiro. Entretanto; é no período do inverno e durante a vindima; no verão; que o movimento aumenta. “Somente nos meses de fevereiro e março; período da colheita da uva; esperamos receber 37 mil visitantes”; destaca.

Além dos atrativos naturais; quem visitar o Vale dos Vinhedos durante a vindima pode desfrutar de uma intensa programação que inclui visitação e degustação de uvas sob os parreirais; cursos de degustação de vinhos; jantares harmonizados e apresentações típicas que resgatam a cultura da uva e do vinho.

A abertura da vindima no Vale dos Vinhedos acontece neste final de semana em evento realizado no Hotel Villa Michelon; a partir das 17 horas de sábado (30). A programação inclui exposição de uvas; colheita de uva; “pisa” – esmagamento da uva com os pés; missa e filó italiano com a apresentação de corais e jogos típicos.

Receba nossas newsletters