Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Minas investe no Carnaval das Cidades Históricas

.

.

O carnaval de Minas Gerais é uma das apostas do governo do estado para este início de ano. A secretária de Estado de Turismo; Érica Drumond; acompanhada dos prefeitos e secretários municipais de turismo de Diamantina; Mariana; Ouro Preto; Sabará; São João del-Rey e Tiradentes lançou hoje em Belo Horizonte o projeto Carnaval das Cidades Históricas 2010; em um movimento que visa o resgate da festa tradicional e autêntica e que incentiva a valorização da arte por meio de marchinhas e blocos caricatos carnavalescos.

Para a secretária “o Carnaval é o maior evento para se divulgar um destino turístico; e é através do sucesso de um grande evento que o destino se sobressai”. Ela alerta que os mineiros não podem ser multiplicadores da cultura de outros estados. “A cultura de Minas Gerais é popular. E a grandeza de nossa cultura não tem concorrente; pois Minas oferece uma imensidade de beleza e um povo que irradia energia e hospitalidade”; afirmou. Ainda de acordo com Érica; a intenção da Setur é; em parceria com a iniciativa privada; oferecer produtos competitivos para o Carnaval de Minas; buscando cada vez mais diversificar o perfil do turista; aumentando assim a receita dos municípios.

O projeto também será lançados para a imprensa; operadores e agentes de turismo; no dia 29 de janeiro; no Espaço Minas Gerais; em São Paulo.

Veja algumas características do projeto nas cidades:

Ouro Preto – De acordo com a prefeitura; a cidade que espera receber 40 mil foliões por dia; vai contar com três circuitos; com uma programação variada; blocos tradicionais; como o Zé Pereira e diversas apresentações artísticas.

Sabará – A prefeitura está preparando um esquema especial para a segurança dos visitantes. Em cada rua que dá acesso ao centro histórico haverá reforço da Polícia Militar; garantindo a festa dos foliões. A programação será extensa e na Praça Melo Viana haverá concurso de marchinhas.

Diamantina – A prefeitura explica que o foco é a diversificação dos turistas; para isso terá uma roupagem diferente. Foram criados cinco espaços com enfoques na cultura e na saúde. A Rua Quitanda; por exemplo; será a Quitanda do Samba. Também haverá os espaços Cultura e Saúde; MPBeco; Largo da Folia e Circuito Cultural dos Blocos.

São João del Rei – A cidade inicia o Carnaval já no dia 6 de fevereiro; com o Bloco Bandalheira percorrendo suas ruas a partir das 18h. Também serão destaques os tradicionais desfiles das escolas de samba.

Mariana – A programação inclui roda de samba; apresentação de marchinhas de carnaval e blocos caricatos nas ruas do município. Os principais pontos da festa serão a Praça Dr. Gomes Freire; Praça da Sé; com o Circuito Jardim e Avenida Getúlio Vargas.

Tiradentes – A mensagem é de paz e os destaques são os blocos caricatos como o das Domésticas; Ver-te-Cana; Ora-pro-nobis; Entre e Vista; dentre outros; que desfilam a partir do dia 11 de fevereiro.

Érica Drumond apresenta Carnaval nas Cidades Históricas

Receba nossas newsletters