Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Morumbi tem projeto de reformulação entregue à FIFA por Comitê Paulista

O Comitê Executivo Paulista para a Copa do Mundo de 2014 enviou ontem (15/04) para a FIFA uma nova revisão do projeto do Estádio do Morumbi. O plano; idealizado pela GMP – empresa alemã especialista em estádios contratada pelo São Paulo Futebol Clube – atende a todas as exigências técnicas apontadas pela entidade e visa resolver as necessidades para abrigar jogos importantes; como semifinais e a abertura. As revisões do projeto do Morumbi; assim como dos estádios das outras sedes; vêm acontecendo desde a escolha das 12 cidades; em maio do ano passado.

O novo projeto inclui várias mudanças com relação ao anteriormente enviado. “Acreditamos que o projeto atual esteja bem completo; qualificando tecnicamente o estádio para a abertura; que deve ser definida pela FIFA apenas em dezembro”; afirma Caio Luiz de Carvalho; presidente da São Paulo Turismo (SPTuris) e coordenador do Comitê Paulista.

Entre as principais novidades estão:

– a requalificação dos anéis intermediário e inferior; com eliminação total dos chamados “pontos-cegos” e o consequente avanço das arquibancadas; que ficarão mais próximas ao gramado;

– o rebaixamento do campo em três metros; que também ajuda a melhorar a visibilidade e foi possibilitado graças à previsão de canalização do córrego do Antonico juntamente à construção de três piscinões que resolverão os problemas de alagamentos de toda a região – um grande ganho para os moradores;
– e o acréscimo de 82 novos camarotes;

“Esse é um processo dinâmico e aconteceu em todas as Copas do Mundo. Faz parte do procedimento a constante alteração do plano conforme as análises feitas pela FIFA e os relatórios que apontam o que deve ser melhorado”; explica Ralf Amann; da GMP; que também foi responsável por projetos de estádios para a Copa da Alemanha. Segundo ele; no total; o Morumbi ficará com 67.450 assentos; sendo 60 mil pagos e o restante para imprensa e parceiros.

O projeto ainda prevê um túnel técnico subterrâneo para ser usado pela imprensa para o cabeamento da TV Compound até o estádio. A estrutura destinada às unidades móveis das emissoras estará localizada no piso superior da nova Praça Roberto Gomes Pedrosa; ao lado da área destinada ao Comercial Display (área funcional exigida pela FIFA para comercialização de produtos oficiais e ações dos patrocinadores). A nova formatação do entorno também inclui; além de praça com mais de 20 mil m²; uma estação do monotrilho (parte do projeto da nova Linha 17 – Ouro da CPTM); que ficará a poucos metros do estádio; cuja operação especial durante a Copa está sendo estudada pelo Metrô e CET para diminuir a demanda de estacionamento destinado à imprensa e freqüentadores das vilas de hospitalidade da FIFA.

Ainda não há um prazo para a resposta da FIFA; mas os relatórios com as análises dos projetos anteriores foram enviados em menos de um mês. “Vamos aguardar; mas a expectativa é muito positiva”; completou Caio Carvalho.  

Receba nossas newsletters