Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur destaca elementos que tornam uma cidade um Destino Turístico Inteligente

shutterstock 316241720 MTur destaca elementos que tornam uma cidade um Destino Turístico Inteligente

O Ministério do Turismo estabeleceu 105 requisitos, que são necessários para iniciar um trabalho de desenvolvimento de um destino turístico

Destinos Turísticos Inteligentes são uma tendência crescente na indústria do turismo. É uma estratégia desenvolvida na Espanha que ajuda as cidades a darem maior visibilidade aos atrativos turísticos, com a implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, a metodologia, foi adaptada à realidade brasileira, sendo implantada em 2021 pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro.

O Ministério do Turismo estabeleceu 105 requisitos, que são necessários para iniciar um trabalho de desenvolvimento de um destino turístico, visando à sua transformação. Entre eles, é importante que os destinos saibam gerir os recursos da sua cidade de forma eficiente; proporcionar experiências de qualidade para o turista; criar vivências integrativas e oferecer atrativos acessíveis.Clique AQUI e veja todos os requisitos no manual. Clique AQUI e inscreva sua cidade.

No país, o DTI é desenvolvido tendo como foco nove pilares: Governança; Inovação; Tecnologia; Sustentabilidade; Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte e Criatividade. As cidades que se dispõem a implantar as diretrizes para tornar os seus destinos mais atrativos, adquirem o selo DTI após 80% dos requisitos cumpridos pelo plano de transformação.

“A estratégia ajuda as cidades a desenvolverem e estruturarem seus atrativos turísticos, de forma mais inovadora e sustentável. É uma ação que transforma realidades, ajudando os nossos destinos a ampliarem a competitividade por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Receba nossas newsletters