Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Novo roteiro de turismo ecológico em Minas Gerais tem monitores e agência de turismo capacitados

O Parque Estadual do Rio Doce; na região Leste de Minas Gerais é o mais antigo do estado. Para implantar o roteiro “Trilha da Lagoa da Juquita; uma Aventura na Mata”; o Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com o Senar capacitou cerca de 30 condutores ambientais; a maioria das comunidades do entorno do parque; além disso o Governo de Minas construiu o Centro de Visitantes do Macuco para atender aos turistas.

“É um projeto-piloto e a tendência é se expandir para outras unidades de conservação abertas ao público”; explica a diretora de áreas protegidas do IEF; Nádia Araújo. Para o gerente do parque; Marcus Vinícius Freitas; a capacitação dos monitores; a parceria com empresas; prefeituras e comunidade são medidas acertadas que demonstram que este é o caminho para implantar o turismo sustentável e ao mesmo tempo gerar receita para a comunidade e trabalhar os princípios da educação ambiental.

O novo roteiro já está sendo vendido pela agência Regina Turismo; de Ipatinga. Sua proprietária; Regina Célia Rolla Guerra; participou do programa de capacitação de receptivos turísticos da Secretaria de Estado de Turismo; Minas Recebe; em 2007 e a partir daí se dedicou a criar roteiros turísticos na região. A agência que trabalhava com turismo emissivo passou então a investir no destino Minas Gerais. “Nunca houve esta capacitação; e o destino Minas era caro por este motivo; ninguém investia”; avalia Regina.

Receba nossas newsletters