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Destinos

Orlando CVB: meta é treinar 4 mil agentes no Brasil – 15/01/10

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Desde 1º de janeiro a JTerra Consultoria é a representante do Orlando Convention & Visitors Bureau no Brasil. Por quatro anos a função ficou a cargo da Image Group; que tinha como mentor Willy Hermann. A mudança fez parte da estratégia da instituição de reavaliação global envolvendo todos seus representantes no mundo. O objetivo era selecionar os melhores recursos para ajudar o destino a transmitir de forma eficaz a mensagem de sua marca.

Comandada por Jane Terra; a JTerra será responsável pelos serviços de relacionamento e marketing com o trade turístico e com os consumidores no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência em marketing multidisciplinar integrado na indústria de viagens e turismo; período durante o qual cuidou da conta da SeaWorld Parks & Entertainment; antiga Worlds of Discovery; Jane Terra contou em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS; os desafios de trabalhar uma marca consolidada; como o destino Orlando; que deve ter fechado o ano de 2009 com 400 mil turistas brasileiros; de acordo com dados da US Travel; e as ações para 2010; que incluem o treinamento de três a quatro mil agentes de viagens. Veja entrevista:

Mercado & Eventos – Na sua opinião; o que fez com que o Orlando CVB trocasse de consultoria no Brasil?
Jane Terra – Foi uma estratégia global de revisão dos contratos dos representantes no mundo inteiro. Eles estavam buscando o que poderiam achar de melhor para representá-los mundo afora. O Brasil é parte dessa estratégia; tanto que várias empresas brasileiras participaram dessa “licitação”. Diversas propostas foram enviadas e todas foram analisadas ao longo de seis meses; inclusive a Image Group; que trabalhava há quatro anos com o Orlando CVB. O objetivo é fortalecer e dar amplitude para a visibilidade da marca. E o Brasil é um país que está em evidência; não só para os Estados Unidos; mas para outros países. Desde o terceiro trimestre de 2004; vem mostrando resultados positivos em cima de resultados positivos. Então; obviamente todos os destinos estão com os olhos voltados para o Brasil.

M&E – Qual é a situação atual do Orlando CVB?
Jane Terra – A campanha de publicidade que foi feita em 2009 vai se repetir ao longo de 2010; com algumas modificações; mas ela vai acontecer. Todos os projetos que deram certo ao longo desses cinco anos serão repetidos; mas o intuito é trazer novas ideias e iniciativas e dessa maneira conseguir alcançar uma visibilidade bem mais ampla no mercado brasileiro.

M&E – Já há um planejamento do que será feito em 2010?
Jane Terra
– Nosso foco estará voltado para o treinamento com os agentes de viagem; por que isso é fundamental. Um agente bem treinado é capacitado para explicar ao cliente final tudo sobre aquele destino. Hoje; o agente de viagem tem uma função que não é só emitir o bilhete aéreo ou o voucher do hotel; ele deve ser um consultor. Tudo o que o agente está vendendo está disponível em tempo real na internet; então quanto mais seguro ele se sentir para vender o destino; maior a nossa possibilidade de conseguir assegurar a ida para Orlando. O agente certamente vai preferir vender um produto sobre o qual ele entende do que um produto que ele não entende tanto. Isso é uma estratégia para vencermos a competição.

M&E – Quantos agentes serão treinados e quais serão os parceiros do Orlando CVB nessa estratégia?
Jane Terra – Iremos fazer esse treinamento em parceria com operadores e companhias aéreas; levando os agentes até Orlando. Temos uma proposta já para trabalhar com a Tam nos destinos para onde ela está voando nos Estados Unidos; tanto com os voos diretos como com as conexões. E também teremos a participação da American Airlines. Seguindo sempre a mesma linha: a AA tem voos de Salvador e Recife; então faremos treinamentos dos agentes saindo dessas cidades

Jane Terra, representante do Orlando CVB no Brasil

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