Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Pesquisa revela perfil do turista estrangeiro no Rio durante carnaval

Cerca de 60 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade realizaram uma pesquisa com 1.000 turistas estrangeiros que estavam no Rio para o carnaval durante os dias 14 e 17 de fevereiro. Os bairros apurados foram os de Copacabana; Ipanema; Leblon; São Conrado; Barra; Flamengo; Glória; Catete; Centro e Santa Teresa. A margem de erro da pesquisa é de 3%.

Realizada em parceria com o site Consultoria em Turismo Bayard Boiteux; com a Fundação Cesgranrio e com o apoio da Planet Work; a pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner; respectivamente presidente e diretor do Instituto de Pesquisas e estudos do Turismo da UniverCidade; que auditou a pesquisa.

Segundo a pesquisa; 53% dos turistas eram homens contra 47% de mulheres. O nível de escolariade foi de 55% para nível superior seguido de 35% para ensino médio e de 10% para fundamental. A faixa etária mais presente foi de 26 a 40 anos com 39% seguido da categoria 40 a 55 anos com 27% e da faixa 18 a 25 com 18%. Cerca de 68% viajou por conta própria e 32% com uma agência de viagem; destes somente 20% viajou sozinho.

O maior mercado emissor foi Estados Unidos com 21%; seguido da França (17%) e Alemanha com (14%). Em seguida vem Itália (11%); Portugal (10%); Argentina (8%); Japão (7%); Chile (5%); Canadá (4%); Uruguai (2%) e México (1%).

O meio de transporte mais utilizado foi o aéreo com 67%; marítimo foi de 28% e; por último; o terrestre com 5%. A forma de hospedagem mais frequente foi hotéis com 70%; seguida apartamentos de temporada com 16% e casas de amigos e hospedagem domiciliar ficaram com 8% e 6%; respectivamente.

O gasto médio do turista na cidade foi de US$ 121 a US$ 180 com 44%; 28% na faixa de US$ 81 a US$ 120 e de 15% nas faixas de US$ 60 a US$ 80. Somente 13% gastou mais de US$ 180.

Os pontos positivos mais citados foram os blocos nas ruas (32%); a população anfitriã (24%) e a prestação de serviço (19%). Os pontos negativos mais citados foram sujeira (29%); segurança (23%) e informação turística (18%).

Quanto ao desfile no sambódromo; 60% dos turistas estiveram presentes no evento. Destes; 75% achou excelente e 14% muito bom; seguido de bom (7%) e ruim (4%).

Os atrativos turístivos mais visitados foram Pão de Açúcar com 35% e praias com 26%. Outros pontos visitados foram o Corcovado (22%); Jardim Botânico (12%) e atrativos culturais (5%). A maioria dos turistas achou a segurança nas áreas turísticas ruim (37%) e boa (28%). Uma parcela dos turistas achou excelente (10%) e muito boa (14%) e somente 11% achou muito ruim.

A maioria dos turistas veio ao Rio pela primeira vez (75%); mas 14% já veio pelo menos duas vezes e 11% veio mais de três vezes. Desses turistas; 87% pretendem voltar ao Rio.

Outras cidades que estes turistas visitaram foram Paraty com 27%; Búzios com 18% e Petrópolis com 13%. Seguido de Salvador (10%); Niterói (8%); Recife (6%); Porto de Galinhas (4%); Foz do Iguaçu (9%) e Manaus (5%).

Segundo o professor Bayard Boiteux; a cidade recebeu durante o carnaval 700.000 turistas; sendo que 40% dos mesmos eram estrangeiros. Ele ressalta que tal fluxo representa aproximadamente uma receita de US$ 540 milhões. Para o professor; os blocos tem hoje um apelo muito grande nos estrangeiros; que cada vez mais viajam por conta própria. Boiteux disse ainda que houve uma melhoria no aspecto qualitativo dos consumidores.

Receba nossas newsletters