Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Praia do Forte sedia a primeira edição do Simpósio Internacional de Ecoturismo Marinho

Praia do Forte e destaque sul americano na observacao de baleias Foto Tatiana Azeviche SeturBA 1 e1692981550230 Praia do Forte sedia a primeira edição do Simpósio Internacional de Ecoturismo Marinho

Destino é destaque sul-americano na observação de baleias (Divulgação)

A Praia do Forte, no litoral baiano, sediou a primeira edição do Simpósio Internacional de Ecoturismo Marinho. Promovido pelo Instituto Baleia Jubarte, o evento contou com palestras de pesquisadores e profissionais de turismo do Brasil, Argentina, México, Estados Unidos e Antilhas Holandesas. O destino turístico tem a maior atividade de observação de baleias jubarte na América do Sul.

De acordo com o presidente do instituto, Eduardo Camargo, cerca de 30 mil baleias povoam o mar brasileiro nesta temporada, de junho a novembro. “Elas nascem na Bahia e proporcionam riqueza para o turismo. Atualmente, trabalhamos com 15 agências que ofertam passeios em Praia do Forte, Salvador, Boibepa, Morro de São Paulo, Itacaré, Prado, Porto Seguro, Cumuruxatiba e Caravelas”, explicou. As empresas passam por qualificação anual e são parceiras na coleta de dados para pesquisa.

Pioneiro da observação de baleias na América do Sul, Adalberto Peke Sosa abriu o simpósio compartilhando a experiência de mais de 50 anos em Puerto Pirámides, na Patagônia Argentina. “Atuo como operador na observação das baleias francas desde a década de 70, mas todos os anos venho para a Praia do Forte na temporada das jubartes. Aqui é como minha casa também”, contou o argentino.

“A Bahia tem grande diversidade de segmentos turísticos. Um deles é a observação de baleias, que tem dado certo pela parceria entre governos, entidades da sociedade civil organizada, como o Instituto Baleia Jubarte, e a iniciativa privada. Essa atividade tem contribuído para a preservação dos mamíferos marinhos, bem como para a sustentabilidade do turismo, com geração de emprego e renda para os baianos”, disse o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, durante o evento.

O encontro técnico integrou também a Festa da Baleia Jubarte, cuja programação contou com campeonato de surf e apresentação itinerante do cantor e instrumentista Armandinho Macedo, na vila, no sábado (26).

Receba nossas newsletters