Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

República Tcheca faz parceria com Alemanha e espera 20% mais brasileiros em 2010

.

.

A República Tcheca; em parceria com a Alemanha; realizará no próximo dia 30 um workshop em São Paulo para promoção do destino. O objetivo; segundo Luiz Fernando Destro; representante no Brasil; é o incremento no fluxo de turistas brasileiros para o país. Em entrevista concedida ao MERCADO & EVENTOS; na sede do escritório da CzechTourism; o diretor contou sobre as ações previstas para o ano de 2010.

Uma das primeiras ações do escritório de turismo da República Tcheca; presente no Brasil desde 2007; foi a criação de um pool de operadoras para vender o destino. Segundo Destro; em 2009 eles chegaram a conclusão que seria mais interessante promover o país com outro destino combinado. “Seria mais vantajoso nos unirmos a Alemanha; que é uma das portas de entrada para o leste europeu”; disse. Com a promoção dos destinos em conjunto; o pool conta a partir de agora com seis operadoras: Designer Tour; Flot; Marsans; MGM; New Age e TT Operadora.

De acordo com o diretor; a Alemanha tem acesso aéreo direto com o Brasil e é o trecho mais próximo para República Tcheca. Além disso; as malhas ferroviárias dos dois paises permitem uma locomação mais rápida entre eles. Entre as capitais da Alemanha (Berlim) e da República Tcheca (Praga) são cerca de 350 quilômetros. “De trem; embora o percurso seja o mesmo; sai mais em conta e ainda traz ao brasileiro uma nova oportunidade de viagem”.

Entre as ações a serem realizadas em 2010 pela parceria estão a realização do workshop do dia 30 de abril; em São Paulo; há previsão de acontecer outro workshop em Porto Alegre; mais ainda sem data definida; folhetos com as ofertas turísticas de ambos os países serão distribuídos nos eventos e pelo pool de operadores. Para finalizar; uma campanha publicitária voltada para o público final; que já está sendo veiculada desde a semana passada. Além disso; em agosto o destino participará de um road show pelo interior de São Paulo e em Minas Gerais com outros destinos europeus. Em maio também haverá um famtour com operadores brasileiros.

Segundo Destro; o objetivo de todos esses eventos é aumentar o fluxo de turistas para ambas as regiões. Em 2009; cerca de 7 milhões de turistas visitaram a República Tcheca; sendo 30.152 brasileiros. “A meta para 2010 é crescer 20% o número de brasileiros no destino”; revelou. Em 2009; o destino teve uma queda de 12% no total de visitantes; porém; o Brasil manteve um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. “O turista brasileiro é um dos que mais gastam. Seu gasto diário é de 235 euros e a média de permanência é de quatro noites”; declarou.

De acordo com o diretor; o perfil do viajante da República Tcheca são pessoas mais maduras; entre os 30 e 50 anos que já conhecem a Europa e buscam destinos diferentes. A maior procura ocorre entre os meses de maio e junho; temporada do verão europeu. Entre os brasileiros; cerca de 97% procuram a capital Praga. “Considerada a Paris do leste europeu; é uma das cidades mais bonitas do mundo. Além de muito preservada e segura”; disse. Segundo Destro; a cidade tem cerca de 2 mil castelos e palácios; sendo que 600 estão abertos para visitação.

Atrativos – Entre as opções de atrativos; Destro destacou os festivais que ocorrem de agora até outubro; na cidade de Praga. “Praga é uma cidade onde a cultura e a vida noturna são muito intensas. A maioria das apresentações dessa época são gratuitas e as demais são bem acessíveis”; explicou. Das cidades; Destro fez questão de destacar ainda Pilsen; onde foi criada a primeira cerveja pilsen do mundo. “A cerveja é levada muito a sério no país. Cada cidade tem sua própria cervejaria”; contou. Outras opções que o diretor comentou foram as cidades de Karlovy Vary; onde foi gravado o filme do 007 – Cassino Royale e também Cesky Krumlov; cidade construída no período renascentista e que até hoje promove um festival que remete a época.

Luiz Fernando Destro, do Escritório de Turismo da República Tcheca – CzechTourism

Receba nossas newsletters