Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Salvador comercializa R$ 13;7 milhões em cotas de patrocínio do Carnaval

A elevada taxa de ocupação da rede hoteleira de Salvador; principalmente naqueles estabelecimentos localizados próximos aos principais circuitos da folia momesca; indica que este será um dos maiores Carnavais já realizados na cidade; se não o maior de todos. Segundo  Cláudio Tinoco; o presidente da Empresa Salvador Turismo S/A (Saltur; alguns hotéis já estão trabalhando com overbooking; quando o número de reservas é maior que a capacidade dos estabelecimentos; e; por conta disso; fazendo a transferência de hóspedes para outros estabelecimentos. A expectativa da Saltur é que no Carnaval deste ano o fluxo de turista na cidade aumente 20% em relação ao ano passado; atingindo de 450 mil a 500 mil visitantes.

Mas não é só no ramo hoteleiro que se percebe a expectativa de sucesso que terá a maior festa de rua do planeta. A Prefeitura de Salvador já contabiliza um montante da ordem de R$ 13;7 milhões em cotas de patrocínio comercializadas para o Carnaval. Itaú; Nova Schin; Petrobras e o Governo da Bahia adquiriram as quatro cotas sênior; no valor de R$ 3;1 milhões cada. A multinacional coreana Samsung estréia este ano com o patrocínio da cota principal no valor de R$ 1 milhão; e Contigo e Shopping Iguatemi ficaram com a cota apoio; no valor individual de R$ 150 mil.

Um recorde se comparado com os dois anos anteriores. Em 2009; a Prefeitura comercializou R$ 7;5 milhões em cotas de patrocínio. Naquele ano; a cota Sênior; a principal; foi comercializada por R$ 1;840 milhão. A meta da Saltur para este ano é atingir um total de R$ 15 milhões. Além das cotas já fechadas; mais quatro empresas da área de comunicação estão finalizando os acordos de patrocínio em cotas menores.

Para o presidente da Saltur; o resultado expressivo deste ano se deve a vários fatores; mas ele destaca o êxito da administração municipal ao definir a modelagem da licitação; vencida pelo consórcio OCP e Mago Comunicação. O edital garante; de modo transparente; a maior e melhor proteção aos patrocinadores oficiais da festa; com direito a merchandising nos 25 quilômetros dos três circuitos da folia e nas principais vias da cidade; assim como nos seis bairros populares onde a Prefeitura do Salvador promove a festa.

Tinoco aponta; ainda; o fato de a festa garantir maior visibilidade para as marcas e a imagem das empresas. Além disso; os patrocinadores; segundo ele; reconhecem que o Carnaval baiano traz a exposição nacional e internacional para suas marcas e amplia o mercado consumidor. “Também fomos favorecidos com as pesquisas feitas pelo Ministério do Turismo e do Instituto Vox Populi; que sinalizaram a Bahia como o Estado preferido para o turista nacional; enquanto Salvador foi indicada; pelo visitante estrangeiro; como o terceiro melhor destino”.

A comercialização das cotas de patrocínio possibilita à Prefeitura de Salvador abater parte dos R$ 30 milhões que são aplicados pelo poder público municipal na organização do Carnaval da capital baiana. Os recursos obtidos com a comercialização das cotas de patrocínio; segundo Tinoco; são aplicados pela Saltur na aquisição de infraestrutura; como as estruturas tubulares para montagem de palcos; postos operacionais; central de vistoria de trios elétricos; sistemas de sonorização e iluminação cênica; contratação de trios independentes; pagamento ao pessoal operacional; dentre outros itens.

Em 2011; a Prefeitura de Salvador manterá as cotas de patrocínio baseadas nos valores atuais corrigidos pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). Duas patrocinadoras da cota Sênior deste ano – a Nova Schin e a Itaú – já firmaram o compromisso de manter o patrocínio em 2011.

Há nove anos; a Nova Schin patrocina o Carnaval de Salvador; e é no Estado que a cervejaria tem o seu melhor resultado em vendas. “Agora; a Samsung vem aliar-se aos nossos parceiros já tradicionais; como a Schin; que está na festa há dez anos; e o Itaú há dois; junto com a Petrobras; que chega alinhada co

Receba nossas newsletters