Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

São Paulo e Rio de Janeiro estão no ranking das cidades mais bem percebidas do mundo

Gustavo Stephan Riotur Carnaval São Paulo e Rio de Janeiro estão no ranking das cidades mais bem percebidas do mundo

Rio de Janeiro é destaque na percepção de festivais culturais fora do comum, sendo a segunda marca cidade mais bem avaliada nesse critério (Gustavo Stephan/Riotur)

Um novo estudo da Brand Finance colocou cidades latino-americanas como as mais bem percebidas do mundo. As duas maiores cidades brasileiras, por exemplo, também estão no ranking inédito do Brand Finance City Index 2023. Cidade do México, Santiago, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e Bogotá são as cidades mais bem avaliadas na América Latina de acordo com o estudo mais abrangente sobre a percepção da marca de cada cidade.

O estudo baseia-se em pesquisas realizadas em 20 países e inclui a percepção de 100 cidades ao redor do mundo a partir de uma perspectiva externa. Com uma pontuação real de 84,6/100, Londres lidera o ranking e é coroada a cidade mais bem avaliada do mundo. Nova York fica na segunda colocação com  83/100. Já Paris é classificada como a terceira cidade mais bem percebida do mundo, com uma pontuação de 79,7/100. Dubai comprova sua fama de “Cidade de Ouro”, entrando no top 10 do ranking.

Rio de Janeiro e São Paulo

Como “melhores cidades”, São Paulo está na 76ª posição, com nota 59.3, e o Rio de Janeiro está na 70ª posição, com nota 60.1 em 100. Como “melhores lugares para trabalhar” a cidade de São Paulo está na 79ª posição, com nota 64.9, e o Rio de Janeiro está na 93ª posição e nota 61.3 em 100. Como “melhores cidades para trabalhos remotos” a cidade de São Paulo está na 77ª posição com nota 65.4 e o Rio de Janeiro está na 92ª posição e nota 62.3 em 100.

SP São Paulo Rogerio Cassimiro MTur São Paulo e Rio de Janeiro estão no ranking das cidades mais bem percebidas do mundo

Como “melhores cidades”, São Paulo está na 76ª posição, com nota 59.3, e o Rio de Janeiro está na 70ª posição, com nota 60.1 em 100 (Rogerio Cassimiro/MTur)

Como “melhores cidades para investimentos” a cidade de São Paulo está na 78ª posição com nota 65.1 e o Rio de Janeiro está na 93ª posição e nota 61.5 em 100. Como “melhores cidades para aposentadoria”, a cidade de São Paulo está na 77ª posição com nota 64.8 e o Rio de Janeiro está na 90ª posição e nota 61.5 em 100. Como “melhores cidades para estudar” a cidade de São Paulo está na 80ª posição com nota 64.2 e o Rio de Janeiro está na 93ª posição e nota 61.2 em 100.

Como “melhores cidades para se viver”, a cidade de São Paulo está na 82ª posição com nota 63.0 e o Rio de Janeiro está na 87ª posição e nota 61.0 em 100. Como “melhores cidades para se visitar” a cidade de São Paulo está na 79ª posição com nota 64.4 e o Rio de Janeiro está na 65ª posição e nota 66.4 em 100.

No critério museus, artes e galerias culturais, São Paulo encontra-se acima do Rio de Janeiro, enquanto a capital paulista está 69ª posição, Rio de Janeiro encontra-se na somente na 91ª posição. São Paulo é uma cidade muito rica em arte de rua, tendo grandes artistas do grafite premiados mundialmente. É muito claro que ao entrar na cidade de São Paulo, as pessoas são impactadas por seus prédios com grafites em toda sua extensão.

Nesse mesmo sentido, São Paulo está cima do Rio de Janeiro entre percepção de grandes teatros e musicais. O grande número de estabelecimentos para garantir a qualidade artística da capital paulista faz com que ela tenha melhor posição nesse critério. Destaca-se a Sala São Paulo, o principal centro de música clássica do Brasil, com apresentações de grandes nomes da música clássica e também encontros históricos com artistas da MPB.

Rio de Janeiro é destaque na percepção de festivais culturais fora do comum, sendo a segunda marca cidade mais bem avaliada nesse critério. O Rio de Janeiro com sua cultura artística multifacetada e plural, faz a cidade emplacar a segunda posição no ranking nesse critério. Já São Paulo figura na 33ª posição.

Outro critério onde as cidades brasileiras são bem avaliadas é sua liderança em times e esportes. Rio de Janeiro com seus famosos times Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, figura na 16ª posição, logo abaixo na 18ª posição está a cidade de São Paulo, e seus grandes times como São Paulo, Corinthians, Palmeiras. Além disso, é a partir dessa cidade que grandes clubes de outros esportes são apresentados para o mundo.

Brasil

Mapaturismo Mtur cópia São Paulo e Rio de Janeiro estão no ranking das cidades mais bem percebidas do mundo

O Brasil tem espaço para melhoria como um país estável e forte economicamente (Divulgação/MTur)

O Brasil tem espaço para melhoria como um país estável e forte economicamente, esses atributos são intimamente ligados a políticas públicas e governamentais que estabeleçam macroeconomicamente o país. Ainda nos critérios econômicos, o Brasil também espaço para melhorar na capacitação de seus colaboradores por meio de incentivos a educação e profissionalização de sua população. Nesse mesmo sentido, a legislação tributária não é favorável as cidades brasileiras, quando comparadas com outras cidades globais.

Por outro lado, o Brasil é um país muito rico em cultura, valores pessoais e belezas naturais. Esses são os critérios que suas cidades são mais bem avaliadas. No critério cultura e tradição, Rio de Janeiro classifica-se na 38 a posição e São Paulo na 61ª posição, posições acima de suas classificações gerais.

“As cidades brasileiras têm oportunidades de melhorias grandes em sua percepção de marca. Em diversos critérios as marcas cidades brasileiras não são bem avaliadas, e demonstram uma necessidade urgente de um trabalho mais analítico, entre políticas públicas e sociedade para que possam melhorar sua imagem para o mundo. O que favorece ao Brasil e suas cidades é que temos muito espaço em mídia e mudanças positivas significativas podem impactar rapidamente a imagem de nossas cidades”, disse Eduardo Chaves, Managing director Brazil da Brand Finance.

Receba nossas newsletters