Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Secretário de Turismo do Rio vistoria acessos ao Cristo

.

.

 
O Secretário de Turismo e presidente da Riotur; Antonio Pedro Figueira de Mello; vistoriou o Parque Nacional da Tijuca na tarde de ontem (13/04). Primeiro esteve no acesso do Horto; onde uma árvore gigantesca caiu sobre a estrada logo após a cachoeira do Quebra. Depois; sobrevoou a região do Parque Nacional; dando especial atenção aos acessos ao Corcovado. O ponto turístico deve ser reaberto ao público no próximo dia 21.
 
“Com os acessos fechados; perdemos não só a possibilidade de turismo no Cristo; mas também em outros pontos tradicionais da cidade; como a Vista Chinesa; a Mesa do Imperador e as Paineiras; por exemplo. O prefeito nos incumbiu da missão de trabalhar forte para restituir esses equipamentos à cidade o quanto antes; mas priorizando a segurança dos visitantes”; afirma.
 
No sobrevoo; chamaram a atenção em especial o deslizamento de terra em frente à Capela São Silvestre; próxima da estação Silvestre do Trem do Corcovado: por muito pouco a construção centenária não ruiu. No Sumaré; os estragos também foram grandes; e há rachaduras em algumas das construções das emissoras de rádio e TV. O prédio que atende ao SBT foi avariado. Por todo a área do Parque foi possível observar diversos pontos de deslizamento; com muitas árvores caídas; pedras e lama.
 
Apesar das previsões que indicam que as obras no Parque deverão durar seis meses; Antonio Pedro acredita que os acessos serão reabertos muito antes disso e que ainda é cedo para um veredito:
 
“Equipes de trabalho estão se esforçando para limpar e desbloquear os acessos. Acredito que no próximo final de semana já tenhamos um prognóstico melhor desse prazo. Técnicos da Geo-Rio começam amanhã a vistoriar pontos indicados pela direção do Parque Nacional da Tijuca para definir que solução cada ponto necessita: se somente limpeza; retenção ou obra”; contou o secretário.
 
Serão investidos R$ 5 milhões nas obras; segundo a Geo-Rio. Os acessos estão fechados desde a semana passada; por conta das chuvas. Ontem (14/04) pela manhã o secretário se reuniu com a Geo-Rio e a direção do Parque Nacional da Tijuca para definir as estratégias de ação. As obras em todo o Parque – onde fica localizada a estátua do Cristo – devem durar em torno de seis meses; mas; segundo o secretário; isso não significa que o acesso ao monumento ficará fechado por todo esse período.
 
Antonio Pedro lembra; ainda; que outros cartões postais da cidade continuam com problemas por conta da chuva. O Parque da Catacumba; por exemplo; continua fechado e deve ser reaberto até o final desta semana. As atividades de arvorismo no parque serão retomadas automaticamente. O Museu Casa do Pontal; no Recreio; só deve reabrir em maio e o Museu de Arte Naïf; no Cosme Velho; ainda está sem previsão.
 
Mais informações sobre pontos turísticos e programação e na cidade no site www.rioguiaoficial.com.br.

Secretario sobrevoa as áreas de risco no entorno do Corcovado

Receba nossas newsletters