Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

Grupo Mabu celebra 50 anos com recorde de faturamento em seus negócios

WELLINGTON ESTRUQEL MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRACAO Grupo Mabu celebra 50 anos com recorde de faturamento em seus negócios

Wellington Estruquel, Membro do Conselho de Administração do Grupo Mabu (Divulgação)

O Grupo Mabu 50 anos de história em 2023. marcando meio século de excelência na indústria hoteleira e turística do Paraná. Localizado em pontos estratégicos, tanto em Curitiba como em Foz do Iguaçu, a rede recebe turistas nacionais e internacionais. O Grupo Mabu é de formação familiar que até 2010 era gerida exclusivamente pela família. Após essa data, passou a investir na profissionalização e gestão dos negócios.

“Hoje os negócios são geridos de acordo com o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, revisado anualmente e hoje encontra-se no 15º Ciclo”, explica Wellington Estruquel, membro do Conselho de Administração do Grupo Mabu.

Em 2023, o Grupo entrou em uma nova fase, onde Wellington Estruquel passou de CEO para membro do Conselho. E, a posição de CEO, ficou dividida entre Luciano Motta, que assumiu como CEO do Mabu Resorts e Hoteis e Blue Park, e, Raimundo Pimenta que assumiu como CEO do My Mabu. Com a nova formação, o empresário Rui Rocha é o presidente do Conselho.

Estruquel que esteve presente nesse processo de sucessão desde 2011 como CEO, conta que a mudança realizada no Grupo Mabu foi muito grande em todos os sentidos, principalmente a de foco empresarial. “Até então o principal segmento da empresa em Foz do Iguaçu eram os eventos que representavam 70% do faturamento. Sendo que 90% da receita do grupo era proveniente de Foz do Iguaçu. Por um lado, era bom, mas como qualquer mudança na economia, afeta diretamente o setor de eventos, tínhamos um faturamento muito errático, com meses excelentes e outros nem tanto”, relembra.

Com a implantação da Governança Corporativa e a mudança na gestão, mudou-se também o foco de negócios. Essa mudança começa a ser implantada em 2014 quando o Grupo Mabu inaugurou a primeira praia termal do Sul do Brasil no Mabu Thermas e, em 2018, o Blue Park. Em 2015, o grupo inova mais uma vez, criando o My Mabu, um sistema de férias e economia compartilhada.

Com a implantação da Governança Corporativa o objetivo do Grupo Mabu passou a de ser profissionalização. Houve uma grande contratação de profissionais de mercado, criação de novas diretorias de outras áreas e segmentando a gestão por negócio. “Desde a implantação da Governança Corporativa o patrimônio do grupo cresceu 600% e o faturamento que era de cerca de R$ 78 milhões em 2011, alcançou em 2022 próximo de R$ 300 milhões, um crescimento expressivo”, avaliou ele.

FUTURO – Para os próximos 5 a 8 anos, a expectativa é o investimento próximo de R$ 600 milhões, gerando um VGV (Valor Geral de Vendas) de aproximadamente R$ 2,9 bilhões. Estruquel relembra que, ao final de 2022, o Grupo investiu em torno de R$ 30 milhões na ampliação do Blue Park com a nova área infantil e que tem sido um sucesso total.

Receba nossas newsletters