O Grupo Mabu 50 anos de história em 2023. marcando meio século de excelência na indústria hoteleira e turística do Paraná. Localizado em pontos estratégicos, tanto em Curitiba como em Foz do Iguaçu, a rede recebe turistas nacionais e internacionais. O Grupo Mabu é de formação familiar que até 2010 era gerida exclusivamente pela família. Após essa data, passou a investir na profissionalização e gestão dos negócios.
“Hoje os negócios são geridos de acordo com o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, revisado anualmente e hoje encontra-se no 15º Ciclo”, explica Wellington Estruquel, membro do Conselho de Administração do Grupo Mabu.
Em 2023, o Grupo entrou em uma nova fase, onde Wellington Estruquel passou de CEO para membro do Conselho. E, a posição de CEO, ficou dividida entre Luciano Motta, que assumiu como CEO do Mabu Resorts e Hoteis e Blue Park, e, Raimundo Pimenta que assumiu como CEO do My Mabu. Com a nova formação, o empresário Rui Rocha é o presidente do Conselho.
Estruquel que esteve presente nesse processo de sucessão desde 2011 como CEO, conta que a mudança realizada no Grupo Mabu foi muito grande em todos os sentidos, principalmente a de foco empresarial. “Até então o principal segmento da empresa em Foz do Iguaçu eram os eventos que representavam 70% do faturamento. Sendo que 90% da receita do grupo era proveniente de Foz do Iguaçu. Por um lado, era bom, mas como qualquer mudança na economia, afeta diretamente o setor de eventos, tínhamos um faturamento muito errático, com meses excelentes e outros nem tanto”, relembra.
Com a implantação da Governança Corporativa e a mudança na gestão, mudou-se também o foco de negócios. Essa mudança começa a ser implantada em 2014 quando o Grupo Mabu inaugurou a primeira praia termal do Sul do Brasil no Mabu Thermas e, em 2018, o Blue Park. Em 2015, o grupo inova mais uma vez, criando o My Mabu, um sistema de férias e economia compartilhada.
Com a implantação da Governança Corporativa o objetivo do Grupo Mabu passou a de ser profissionalização. Houve uma grande contratação de profissionais de mercado, criação de novas diretorias de outras áreas e segmentando a gestão por negócio. “Desde a implantação da Governança Corporativa o patrimônio do grupo cresceu 600% e o faturamento que era de cerca de R$ 78 milhões em 2011, alcançou em 2022 próximo de R$ 300 milhões, um crescimento expressivo”, avaliou ele.
FUTURO – Para os próximos 5 a 8 anos, a expectativa é o investimento próximo de R$ 600 milhões, gerando um VGV (Valor Geral de Vendas) de aproximadamente R$ 2,9 bilhões. Estruquel relembra que, ao final de 2022, o Grupo investiu em torno de R$ 30 milhões na ampliação do Blue Park com a nova área infantil e que tem sido um sucesso total.