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Feiras e Eventos / Hotelaria

Investimento de hotéis em canais de distribuição é defendida no Conotel 2019

Ricardo Aly palestrou sobre a importância da distribuição hoteleira

Ricardo Aly palestrou sobre a importância da distribuição hoteleira (Eric Ribeiro/M&E)

GOIÂNIA – O terceiro e último dia do Conotel/Equipotel Regional 2019 teve início, na tarde desta sexta-feira (10), com a palestra de Ricardo Aly sobre o “Uso de multicanais para aumentar a venda na hotelaria”. Para o professor e palestrante, a rede hoteleira que trabalha somente com um canal de distribuição tem tudo para fechar as portas. E, embora o cliente direto seja o mais rentável para um hotel, é preciso distribuir seu produto por outros canais, como as agências, as operadoras, a central de reservas, um bom site de reservas e, claro, a parceria com as OTAs.

“Eu digo que um hotel sem parceria não vive. Um hotel apenas com um canal de distribuição vai quebrar. Hoje, quando falamos de canais de distribuição hoteleira, é preciso analisar o custo. Embora o cliente direto seja o mais rentável para um hotel, nicho que está sendo abandonado, o maior prejuízo de uma empresa é não vender. Portanto, é melhor pagar de 12 a 18% de distribuição para uma OTA e ter o quarto ocupado, do que deixar o apartamento fechado sem se livrar do custo fixo”, revelou, “Mas se quer cliente direto, invista no site com um bom motor de reservas, porque hoje a vida de um hotel depende de um bom site”, completou. 

Palestra iniciou o terceiro e último dia do Conotel 2019

Palestra iniciou o terceiro e último dia do Conotel 2019 (Eric Ribeiro/M&E)

Ricardo Aly defende a distribuição dos hotéis de forma equilibrada. “Não podemos ver a distribuição como um vilão e nem podemos ficar preso apenas a um distribuidor, porque se ele não vender, o hotel fecha. Outro ponto de extrema importância é a experiência da compra, que tem que ser agradável, porque o foco principal do hotel é o cliente, é o cliente que paga a conta. Tem hotéis hoje em dia que protegem e agradam mais o distribuidor do que o próprio hóspede”, revelou o palestrante.

HOTÉIS NA PRATELEIRA

“Não adianta ter um hotel maravilhoso e não ter visibilidade”, disse Ricardo Aly ao questionar os hoteleiros que participavam da palestra se suas unidades estavam na prateleira física e digital. “É preciso estar no máximo de prateleiras possível, porque é a soma de cada gota que enche uma caixa d’água. Outra estratégia vital é definir o público-alvo. É preciso desenvolver uma estrutura de carteira de clientes e direcionar para cada canal”, finaliza.

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