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Hotelaria

Reclassificação hoteleira ganha força em Salvador

O projeto de reclassificação hoteleira proposto pelo Ministério do Turismo ganhou força esta semana em Salvador; durante encontro realizado para estabelecer critérios para os resorts. Durante os dois dias do encontro; os representantes dos hotéis destacaram a importância do Brasil ter uma classificação que transmita informações exatas ao público; especialmente aos estrangeiros; que estão acostumados a fazer suas escolhas de acordo com as estrelas do estabelecimento.

Durante o encontro; os técnicos do Ministério do Turismo apresentaram as premissas da nova reclassificação hoteleira; que será voluntária. O trabalho será desenvolvido por inspetores independentes e o registro terá validade de três anos. “É um instrumento de comunicação com o turista e com o mercado”; resumiu Ricardo Martini Moesch; Diretor do Departamento de Estruturação; Articulação e Ordenamento do MTur.

“Apesar de acreditar que o mercado se regulamenta; a classificação era necessária; pois muitos se apropriaram da palavra resort e a usaram de forma indevida”; afirma Rubens Régis; Presidente da Associação Brasileira de Resorts. “Hoje; qualquer hotel que tenha uma piscina e uma quadra de tênis; coloca uma placa de resort; prejudicando o consumidor”; comenta Rubens. A reclamação é reforçada por Fernando Rios; Gerente Geral do Tivoli Ecoresort; empreendimento baiano de 292 apartamentos e 470 empregados. “O resort é algo exclusivo e é uma palavra que exige responsabilidade para ser usada. Estamos criando as bases com os mínimos necessários para usar este título”; complementa Rios.

Para Jeferson Munhoz; Diretor Comercial do Club Med no Brasil; “toda normatização é importante; porque facilita o entendimento do público final sobre o que é oferecido”. Segundo Munhoz; a reclassificação dará o equilíbrio de padronização entre as grandes redes e os pequenos e médios hotéis; que hoje não possuem os recursos de marketing e promoção das grandes redes; como o Club Med; que investe fortemente para difundir seus conceitos e diferenciais.

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