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Hotelaria

RMs buscam integração com demais setores de redes hoteleiras

Os executivos palestraram diante de quase 100 pessoas que atuam na hotelaria

Os executivos palestraram diante de quase 100 pessoas que atuam na hotelaria

Os executivos Luiz Albuquerque, da Vert, Marina Júlio, da Atlântica, Ricardo Souza, do Palácio Tangará, e Juliana Corredato, do Royal Palm, ressaltaram a importância da função de Revenue Manager (RM) na composição do planejamento para todas as redes hoteleiras e como o planejamento é um investimento a longo prazo, durante o evento da Hsmai, realizado no hotel Intercontinental, em São Paulo, na quinta-feira (24/08). Além dos gestores de receitas das redes nacionais, a sênior VP de receita e distribuição da Two Roads Hospitality, Katleen Cullen, que participou por vídeo conferência online.

A gestora de receitas da Atlântica, Marina Júlio, frisou que o papel do RM acaba se confundindo como um negociador, o que passa uma imagem errada de alguem que concede algo em troca para conseguir o que quer. “O ponto de vista das demais áreas, seja de venda ou de marketing, é a de que somos negociadores, o que está errado. Nossa função é sermos argumentadores, ressaltando de forma clara os benefícios ou informações com que o cliente não conteste. E cabe aos RMs tomar a frente disso e mudar essa cultura para diminuir a distância dos setores”, sugeriu.

A RM do Royal Palm Resorts, Juliana Corredato, destacou ser necessário haver uma conscientização dos presidentes e CEOs das redes de hotelaria para a implementação da cultura do planejamento e gestão mais eficiente. “Passou da hora das redes pararem de investirem tanto em estandes na Abav ou outros eventos, e começarem a focar mais em ferramentas de gestão e planejamento e integrarem efetivamente todos os setores para haver harmonização”, afirmou a executiva.

O RM do Palácio Tangará, Ricardo Souza, salientou que a falta de proximidade dos RMs, inclusive, faz com que outras áreas seguer saibam que eles trabalham na mesma rede. “Muita vezes, a função do gestor de receitas fica muito associada a uma entidade que realiza um trabalho independente do restante do hotel. Esse gap entre nossa função e o restante da atividades do marketing ou vendas acaba gerando ruídos que prejudicam toda a eficiência operacional”, disse.

Já a sênior VP de receita e distribuição da Two Roads Hospitality, Katleen Cullen, que estava ao vivo por vídeo, afirmou que a questão não pode conhecer barreiras de concorrências, inclusive, expôs o organograma utilizado pela sua rede. “Compartilhar o conhecimento é a chave do negócio. Não adianta sempre agirmos fechados e deixar de sermos abertos em termos de gestão, pois isso não beneficia a ninguém e apenas prejudica a troca de experiências, que podem ser benéficas para todos”, afirmou a americana.

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