Os executivos Luiz Albuquerque, da Vert, Marina Júlio, da Atlântica, Ricardo Souza, do Palácio Tangará, e Juliana Corredato, do Royal Palm, ressaltaram a importância da função de Revenue Manager (RM) na composição do planejamento para todas as redes hoteleiras e como o planejamento é um investimento a longo prazo, durante o evento da Hsmai, realizado no hotel Intercontinental, em São Paulo, na quinta-feira (24/08). Além dos gestores de receitas das redes nacionais, a sênior VP de receita e distribuição da Two Roads Hospitality, Katleen Cullen, que participou por vídeo conferência online.
A gestora de receitas da Atlântica, Marina Júlio, frisou que o papel do RM acaba se confundindo como um negociador, o que passa uma imagem errada de alguem que concede algo em troca para conseguir o que quer. “O ponto de vista das demais áreas, seja de venda ou de marketing, é a de que somos negociadores, o que está errado. Nossa função é sermos argumentadores, ressaltando de forma clara os benefícios ou informações com que o cliente não conteste. E cabe aos RMs tomar a frente disso e mudar essa cultura para diminuir a distância dos setores”, sugeriu.
A RM do Royal Palm Resorts, Juliana Corredato, destacou ser necessário haver uma conscientização dos presidentes e CEOs das redes de hotelaria para a implementação da cultura do planejamento e gestão mais eficiente. “Passou da hora das redes pararem de investirem tanto em estandes na Abav ou outros eventos, e começarem a focar mais em ferramentas de gestão e planejamento e integrarem efetivamente todos os setores para haver harmonização”, afirmou a executiva.
O RM do Palácio Tangará, Ricardo Souza, salientou que a falta de proximidade dos RMs, inclusive, faz com que outras áreas seguer saibam que eles trabalham na mesma rede. “Muita vezes, a função do gestor de receitas fica muito associada a uma entidade que realiza um trabalho independente do restante do hotel. Esse gap entre nossa função e o restante da atividades do marketing ou vendas acaba gerando ruídos que prejudicam toda a eficiência operacional”, disse.
Já a sênior VP de receita e distribuição da Two Roads Hospitality, Katleen Cullen, que estava ao vivo por vídeo, afirmou que a questão não pode conhecer barreiras de concorrências, inclusive, expôs o organograma utilizado pela sua rede. “Compartilhar o conhecimento é a chave do negócio. Não adianta sempre agirmos fechados e deixar de sermos abertos em termos de gestão, pois isso não beneficia a ninguém e apenas prejudica a troca de experiências, que podem ser benéficas para todos”, afirmou a americana.