Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Grupo Cataratas anuncia neutralização das emissões de carbono de suas operações

aquario e1682619066442 Grupo Cataratas anuncia neutralização das emissões de carbono de suas operações

No AquaRio, por exemplo, as placas solares ajudam o atrativo a deixar de emitir cerca de 35 toneladas de gases de efeito estufa anualmente (Divulgação)

Com o objetivo de neutralizar as emissões de carbono de suas operações, o Grupo Cataratas está ampliando suas iniciativas como forma de reforçar o compromisso com o core business. Há dois anos a empresa investe em estratégias para reduzir o impacto associado às emissões dos gases de efeito estufa na operação dos parques e, com isso, ajuda a combater o aquecimento global. Além disso, nesse ano, o Grupo Cataratas passou a neutralizar suas emissões por meio da compra de créditos de carbono gerados por uma Pequena Central Hidrelétrica.

Em 2021, o Grupo iniciou sua jornada na responsabilidade com as mudanças climáticas, em parceria com o Grupo Econom, no Programa O’Green, dando início à produção do inventário e neutralização das emissões das operações do Rio de Janeiro. Já em 2022, a missão foi ampliada para todos os atrativos da empresa no Brasil (AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, EcoNoronha e Urbia+ Cataratas), incluindo ainda uma agenda de avaliação e criação de estratégia para a redução das emissões.

Alguns parques do Grupo Cataratas já funcionam com placas solares como fonte complementar de energia elétrica – no AquaRio, por exemplo, as placas solares ajudam o atrativo a deixar de emitir cerca de 35 toneladas de gases de efeito estufa anualmente -, o tratamento e recirculação de água é usado como ferramenta de economia do consumo em parques como o Bioparque e o AquaRio, a EcoNoronha opera uma edificação 100% sustentável na Praia do Leão, os uniformes usados dos colaboradores são destinados a projetos de reaproveitamento de tecidos, evitando o descarte em aterro sanitário.

Entre as principais fontes de emissões de carbono do Grupo Cataratas estão o transporte e a energia. Mesmo com baixos níveis de emissões totais, quando comparado com outras atividades econômicas, a ideia é que a redução dos gases de efeito estufa cheguem a menor taxa possível. As emissões são compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono gerados por iniciativas que reduzem ou evitam o lançamento de gases de efeito estufa, certificadas pela ONU.

“Somos integrantes do Pacto Global da ONU, uma iniciativa que une empresas em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODSs. Nosso compromisso com as mudanças climáticas compõe uma séria agenda de programas e iniciativas na busca por um futuro de equilíbrio entre a sociedade e a natureza”, conclui Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas.

Receba nossas newsletters