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Política

Conheça a síntese do perfil do turista estrangeiro que visita o Brasil

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O MERCADO & EVENTOS obteve com exclusividade a ficha síntese com o perfil do turista estrangeiro que visitou o Brasil no ano de 2008; instrumento que faz parte do Estudo da Demanda Turística Internacional; elaborado pelo Ministério do Turismo e Embratur. O documento é um elemento estratégico para o setor de turismo; especialmente para aquelas empresas e órgãos que lidam diretamente com o turismo estrangeiro.

Nos dados comparativos dos anos de 2008 e 2007; alguns resultados merecem destaque; como os motivadores da viagem a lazer; ainda o maior motivo da entrada de turistas no Brasil; com 42;7% das intenções. O quesito “Sol e Praia” ainda é o preferido; mas caiu de 60;4% em 2007 para 52;3% em 2008. Em contrapartida os quesitos “Natureza; ecoturismo ou aventura” e “Cultura” aumentaram; o que demonstra o fator diversidade do país; passando; respectivamente de 20;9% para 22;2% e 11;7% para 16;9%.

Nota-se muita estabilidade nos dados de um ano para o outro; mas o gasto médio per capita/dia teve uma redução de US$ 65;59 (2007) para US$ 61;05 (2008). A permanência média reduziu pouco mais de um dia de um ano para o outro: 18;8 dias em 2007 contra 17;5 dias em 2008. Já a renda média mensal do viajante familiar apresentou pequeno crescimento; saindo de US$ 4.375;59 em 2007 para US$ 4.601;23 em 2008.

Em relação à organização da viagem; as fontes de informação tiveram mudanças um pouco mais significativas nos índices: “Amigos e parentes” continuam no topo da lista; mas caíram de 38;4% em 2007 para 30;7% em 2008; a “Internet” passou de 24;4% para 27;6%; e as “Agências de viagens” apresentaram crescimento de 5%; passando de 8;6% em 2007 para 13;6% em 2008.

Na avaliação da viagem há uma ligeira elevação na positividade dos itens avaliados; principalmente quanto à infraestrutura; pois quatro dos cinco quesitos revelaram melhora. As telecomunicações obtiveram a maior queda enquanto os aeroportos o maior aumento. A avaliação mais positiva foi para a hospitalidade; com 98;2% e a mais negativa para as rodovias; com 36;2%.

Entre os destinos mais visitados praticamente não houve alteração nos itens avaliados. Rio de Janeiro e São Paulo aparecem entre os mais procurados tanto em “Lazer”; quanto em “Negócios; eventos e convenções”; ou em “Outros motivos”. Foz do Iguaçu cresceu três pontos percentuais no “Lazer”; o Rio perdeu 4% em “Negócios” e Curitiba também perdeu 4% em “Outros motivos”.

Abaixo está disponível o resultado completo do estudo; em versão PDF. Clique no link para baixar.

Turistas diante das Cataratas de Foz do Iguaçu: cresceu a procura da cidade para viagens de lazer

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