Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Cresce número de estrangeiros estudando no Brasil

Quase cem mil estrangeiros desembarcam todo ano para estudar no país

Quase cem mil estrangeiros desembarcam todo ano para estudar no país


De acordo com a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), em 2014, cerca de 96 mil estudantes estrangeiros escolheram o Brasil para intercâmbio. São jovens interessados em cursos de graduação e estágios remunerados, em experiências como voluntário e no aprendizado do português, segundo a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe) e a Belta. Eles vêm de países como Estados Unidos e Alemanha e permanecem no Brasil de três meses a um ano.
 
Para o ministro do Turismo, Henrique Alves, “o intercâmbio é uma nova força para o mercado turístico brasileiro, promove a cultura de paz e divulga nosso país lá fora, já que os turistas desse segmento em geral disseminam as experiências no exterior”, disse. “Com a Copa do Mundo e a proximidade dos Jogos Olímpicos, o Brasil ficou em evidência – e cresceu ainda mais o interesse dos jovens pelo país”, disse.

Rafaela Rolim, da Belta, coordenadora da área responsável por trazer os estudantes estrangeiros para o Brasil, afirma que estabilidade econômica contribuiu para aumentar o desejo desses jovens pelo país. Para o segmento decolar, segundo ela, é preciso estimular a cultura de receber o estrangeiro em casa e facilitar a documentação e o visto para quem vem passar uma temporada de estudos.

O intercâmbio é benéfico ao turismo por três razões: ajuda a divulgar o país no exterior; os estudantes acabam prolongando a permanência no Brasil para fazer turismo; a estadia no país revela aos estrangeiros um novo Brasil – e amplia o conceito limitado de paraíso tropical. A troca de experiências ainda enriquece a formação de quem convive com esses estrangeiros no Brasil. O MTur apoia o intercâmbio, segmento que se destaca especialmente em períodos de baixo fluxo de visitantes. No ano passado, mais de 100 estudantes brasileiros participaram de um curso de turismo e hotelaria em universidades da Espanha e do Reino Unido, apoiados pelo MTur.

Receba nossas newsletters