Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Em reunião na África do Sul; Luiz Barretto debate papel do turismo na superação da crise internacional

O ministro Luiz Barretto participa a partir de hoje (22/02) da I Reunião de Ministros de Turismo do G-20 (o T-20); em Johanesburgo; na África do Sul. Representantes das 20 maiores economias do mundo; os ministros discutirão o papel da indústria do turismo na recuperação dos países da crise financeira internacional sob o tema: “Viagens e Turismo: estímulo para as economias do G20”.

A proposta do governo anfitrião é que o grupo de ministros defenda a importância da atividade turística dentro do G-20 – tese que é apoiada pelo secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT); Taleb Rifai. O resultado da Reunião de Ministros será apresentado aos líderes do G-20 na próxima Cúpula; prevista para junho; no Canadá.

Barretto abrirá o primeiro painel do evento; nesta terça-feira (23/02); com o discurso “Viagem e Turismo: Estímulo para a Economia Global”. A mesa vai discutir entre outros temas: a inclusão do turismo nos programas de estímulos econômicos globais; a criação de novos empregos – particularmente em pequenas e médias empresas – a promoção turística e os grandes eventos.

O ministro brasileiro estará ao lado dos colegas da China; Shao Qiwei; da Índia; Kumari Selja; e da Espanha; Joan Mesquida Ferrando; que representará a União Européia.

Ainda em Johanesburgo; Barretto tomará parte da reunião preparatória para a IV Cúpula do IBAS (Índia; Brasil e África do Sul); que ocorrerá este ano; em Brasília. Barretto vai propor o intercâmbio de informações técnicas no âmbito público; privado e educacional; o incentivo à promoção do turismo por meio da participação mútua em feiras; a organização de viagens de familiarização e pres strips e o esforço para adotar posições comuns em fóruns multilaterais de turismo; como o T-20 e as reuniões da OMT.

Nesta segunda-feira; antes da agenda multilateral; o ministro Luiz Barretto terá uma audiência com o secretário-geral da OMT; Taleb Rifai; para tratar das possibilidades de cooperação entre a entidade e o governo brasileiro. Rifai deve oferecer cooperação técnica ao Brasil nas áreas de sustentabilidade ambiental e gestão de riscos e crises no turismo; com vistas à Copa de 2014.

A contrapartida do Brasil são ações e programas bem sucedidos do Ministério do Turismo (OMT). A OMT tem interesse; por exemplo; no modelo de regionalização; que criou 65 destinos indutores. O programa poderia ser levado a outros a outros países por meio da entidade; braço da Organizações das Nações Unidas (ONU) para o Turismo.

Receba nossas newsletters