O seminário A Imagem do País e a Promoção Turística Internacional organizado pelo Instituto Marca Brasil acontece neste momento e conta com as presenças do ministro do Turismo; Luiz Barretto; do presidente da Embratur; Mario Moysés; do presidente do IMB; José Zuquim e de consultores como o espanhol Eulogio Bordas; CEO da THR International Tourism Consultants; e o consultor político independente Simon Anholt. O objetivo do evento é discutir como a imagem do país tem impacto na promoção turística internacional do Brasil; debater o cenário competitivo do turismo mundial e novas estratégias de promoção.
Em entrevista para a Mercado e Eventos; antes do início do evento; o presidente da Embratur; Mario Moysés; lembrou que o mercado de turismo está se tornando cada vez mais competitivo e admitiu que é hora de discutir a imagem turística do Brasil de modo mais amplo. O consultor político; Simon Anholt; lembrou que a situação no Rio de Janeiro; que vem sido transmitida ao mundo; pode ter um impacto sobre a imagem do país; mas paralelamente a isso se mostra o empenho do governo Federal e Estadual em resolver o problema da violência urbana.
Na programação que se estende até amanhã acontecem palestras; mesas redondas nos dois dias com a participação de integrantes da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Ministério das Relações Exteriores e Ministério do Esporte; bem como de representantes de empresas com atuação no exterior. Na terça-feira; o evento aprofundará o debate sobre o Brasil como destino turístico internacional e a promoção dos destinos com a participação de empresários do setor.
“Diante do cenário competitivo em que estamos inseridos; queremos manter o debate constante sobre diferentes componentes que formam a imagem do país e impactam nas decisões de viagem. Além das estratégias estabelecidas pelo Plano Aquarela; é necessário manter sempre atualizados os instrumentos de ação e promoção turística. As reflexões e informações trazidas pelo seminário contribuirão para o avanço e a evolução das ações da Embratur e de todos os que participam do esforço para trazer mais turistas e divisas para o Brasil”; declara Mário Moysés; presidente da Embratur.