Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Entidades do Brasil e da Espanha firmam compromisso contra exploração sexual

Representantes governamentais; entidades internacionais e líderes sindicais do Brasil e da Espanha assinaram ontem (30/11); em Madri; um documento de compromisso para contribuir e realizar ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nos dois países. A ideia é realizar ações de conscientização dos trabalhadores sobre as consequências da exploração sexual e a importância de garantir os direitos de crianças e adolescentes.

O acordo também prevê o intercâmbio de informações e experiências. Para a presidente da Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT); Denise Motta; o compromisso é de extrema importância; pois a exploração é um dos problemas que impedem o alcance da cidadania plena: “As crianças exploradas são filhos e filhas da classe trabalhadora. Nós; sindicalistas; não podemos fechar os olhos para isso”.

“A violência contra a criança e o adolescente; em todas as suas formas; não é apenas um problema social ou de justiça; é um problema que envolve todos os segmentos e classes sociais. Os números precisam diminuir”; comentou a coordenadora-geral do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI); Elisabeth Bahia; do Ministério do Turismo (MTur). De acordo com o Unicef; nas últimas três décadas; cerca de 30 milhões de crianças e jovens foram explorados sexualmente.

O documento também firma o compromisso das entidades de se reunirem novamente daqui a dois anos para avaliar a continuidade das ações. Entre as entidades representadas; estiveram: Secretaria de Direitos Humanos (SDH); Ministério do Turismo (MTur); Conselho Nacional do SESI; Central Única dos Trabalhadores (CUT); Confederácion Sindical de Comisiones Obreras (CCOO); Unión General de Trabajadores (UGT); Organização Internacional do Trabalho (OIT); Organização Mundial do Turismo (OMT) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Receba nossas newsletters