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Política

Gestão dos destinos turísticos é foco de ações do MTur

Reforçar a política de gestão descentralizada do turismo no país por meio do fortalecimento dos grupos gestores locais é uma das metas do Ministério do Turismo. Para isso; o MTur; em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB) e a empresa de tecnologia Módulo; tem desenvolvido o Projeto de Gestão dos 65 destinos; que promove oficinas de sensibilização e capacitação nos destinos destacados no projeto. Nesta semana; as oficinas chegam a Belo Horizonte (MG); Diamantina (MG); São Luis (MA); Belém (PA); Barreirinhas (MA) e Santarém (PA).
 
O Projeto prevê a realização de cinco ações consecutivas nos municípios. A primeira é a oficina de sensibilização; na qual é definida a composição do grupo gestor local.
 
“A definição do grupo gestor envolve a participação dos governos estadual e municipal; bem como de representantes da população. Um grupo gestor fortalecido e atuante é fundamental para que o destino aumente a sua competitividade nos mercados nacional e internacional”; explica a coordenadora-geral de Regionalização do MTur; Ana Clévia Guerreiro.
 
A segunda ação é destinada ao treinamento dos gestores para operar o sistema eletrônico de monitoramento dos destinos indutores. Por meio do sistema criado pela Módulo; a pedido do MTur; os gestores do turismo nos destinos poderão acompanhar o desenvolvimento turístico local online. A ferramenta trará indicadores de desenvolvimento do turismo em áreas como infraestrutura; acesso; serviços e equipamentos turísticos; aspectos ambientais; entre outros.
 
A última etapa consta de três oficinas de capacitação dos grupos gestores locais para atuarem no planejamento e execução de projetos para o desenvolvimento do turismo.
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