Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Luiz Barretto e autoridades de SP apontam desafios para Copa de 2014

“Governos; empresários; líderes políticos; esportistas; entidades civis e o povo brasileiro estão certos de que o Brasil vive; desde já; a véspera de uma Copa do Mundo. Para o setor turístico; isso significa uma chance real de mostrar ao mundo que o Brasil não é – apenas – o país do futebol. O grande desafio do Brasil e dos brasileiros é dar exemplo de gestão; organização e administração”; disse o Ministro do Turismo; Luiz Barretto. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (09); durante a solenidade de abertura do Seminário Internacional Copa de Futebol 2014 em São Paulo; na Assembleia Legislativa do Estado.

Para Barretto; a Copa deve fortalecer o ciclo de consolidação do Brasil no cenário internacional e sua participação efetiva na geopolítica mundial. “A Copa põe na vitrine as nossas características. O que queremos mostrar é que o Brasil tem todas as condições de se tornar um destino altamente desejado pelo que ele é e pelo que oferece em termos de infraestrutura; receptivo; riqueza sócio-cultural”; falou.

Para o deputado estadual Vicente Cândido (PT); presidente da Comissão de Esporte e Turismo da Alesp; investir em turismo e esporte é viabilizar a construção da cidadania brasileira. “Precisamos pôr todo o time em campo e começar o aquecimento para 2014. Portanto; esse é um momento para desconstruir divergências. Turismo e esporte são investimentos prioritários; assuntos complementares e dever de todos os envolvidos”; observou.

De acordo com a prefeita de Ribeirão Preto; Dárcy Vera; os municípios do interior paulista já começaram a se mobilizar para mostrar sua capacidade de organização. Cerca de oitenta cidades que pleiteiam sediar centros de treinamentos das seleções durante o Mundial já o fizeram formalmente. “Esses municípios protocolaram junto a Secretaria de Estado de Lazer; Esporte e Turismo uma documentação técnica que inclui os roteiros turísticos oferecidos no local. É o caso de Ribeirão; que tem 560 mil habitantes; rede hoteleira com mais de 7 mil leitos; e histórico de recepção de amistosos da seleção brasileira”; afirmou.

Se a Copa é sinal de transformação; no país do futebol; é sinônimo de renascimento. Para o secretário municipal de Esporte; Lazer e Recreação; Walter Feldmann; o esporte vai ocupar um papel determinante no país; na próxima década. “Há dez anos o país persegue melhorias sociais e através do esporte temos essa alavanca de transformação. Não podemos perder a oportunidade de transformar um projeto esportivo em um projeto de país. A Copa diz respeito à economia; mas sobretudo ao desenvolvimento e à qualidade de vida”; finalizou.

Receba nossas newsletters