Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministro Barretto discute intercâmbio de experiências com secretário geral da OMT

O ministro do Turismo; Luiz Barretto; e o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo; Taleb Rifai; discutiram na tarde de hoje (22/02); em Johanesburgo (África do Sul); a possibilidade de o Brasil transferir sua experiência na promoção e organização do turismo para os países africanos; a começar pelos de língua portuguesa. A ação seria estendida ao Timor Leste; país asiático que também tem o português como idioma oficial.

Taleb propôs a Barretto a assinatura de um acordo de cooperação entre o Brasil e a OMT para permitir o estágio de profissionais de turismo brasileiros na sede da Organização; em Madri. “Essa é uma ótima chance para ampliarmos as competências de nossos técnicos”; afirmou o ministro. O programa de intercâmbio já é feito por China; Índia e África do Sul.

O ministro e o secretário-geral da OMT estão em Johanesburgo para participar da I Reunião de Ministros de Turismo do T-20; uma alusão ao G-20; o grupo que reúne os líderes políticos e ministros da Fazenda das 19 maiores economias do mundo mais o representante da União Europeia. Do encontro na África do Sul deve resultar um documento sobre a importância da indústria do turismo para a economia mundial que será entregue aos chefes de governo do G-20; na próxima reunião do grupo; prevista para este semestre; no Canadá.

Barretto abre o primeiro painel da reunião; amanhã (23/02); com uma palestra sobre “Viagem e Turismo: Estímulo para a Economia Global”. Da mesma mesa participarão seus colegas da China; Shao Qiwei; da Índia; Kumari Selja; e da Espanha; Joan Mesquida Ferrando; que representará a União Européia. “Acredito que possamos estabelecer uma agenda comum; a ser cumprida até a próxima reunião”; disse o ministro brasileiro

 

Receba nossas newsletters