Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur forma multiplicadores para combater a exploração sexual juvenil

A partir de abril; o Ministério do Turismo (MTur) realiza novos cursos de formação de agentes multiplicadores regionais; que vão disseminar informações e mobilizar parceiros em favor do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes na cadeia produtiva do turismo. Em 2009; o MTur promoveu treinamentos nos nove estados do nordeste brasileiro; formando 46 multiplicadores.

Vitória (ES); Goiânia (GO); Belém (PA) e Florianópolis (SC) são as próximas capitais a receberem o projeto de qualificação. Os participantes serão indicados pelo empresariado e entidades públicas envolvidos com ações de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. De acordo com Maria Aurélia Sá; coordenadora de gestão estratégica do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo; o objetivo da ação é “criar uma rede de formadores para acompanhar e potencializar as iniciativas voltadas para o tema nos estados”.

Os cursos são promovidos pelo TSI; em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UNB); em cumprimento ao pacto internacional assinado pelos países membros do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA). Pelo acordo; cada país integrante do grupo se compromete a executar ações pela sensibilização de um grande número de pessoas; organizações e comunidades; com a finalidade de proteger a infância e a adolescência da exploração sexual em viagens e turismo.

A programação em Belém acontecerá entre 6 e 9 de abril. Em Goiânia; o período previsto é entre 27 e 30 de abril. De 4 a 7 de maio será a vez de Florianópolis receber o curso; e em Vitória os encontros vão de 11 a 14 de maio.

As atividades de sensibilização serão divididas em oito módulos. O primeiro ficou sob responsabilidade do próprio Ministério do Turismo; que explanará sobre o Pacto Regional com o GARA. Na segunda parte do curso; palestrantes e debatedores tratarão dos marcos históricos e conceituais; nacionais e internacionais; da violência sexual contra crianças e adolescentes. A explicação dos marcos legais do tema será feita no terceiro módulo; seguido pela reflexão dos desafios e avanços do setor turístico; a cargo do CET/UNB. Casos de boas práticas na proteção de crianças e adolescentes serão apresentados na quinta parte do treinamento. O conteúdo do sexto módulo inclui a explanação dos pressupostos básicos para a prevenção da exploração sexual no turismo. Nas etapas finais; os participantes elaborarão uma plano de ação para o estado; alinhado às diretrizes nacionais do programa TSI/MTur.

Outros 14 estados brasileiros serão contemplados posteriormente. A meta é envolver 484 representantes do setor público; iniciativa privada e terceiro setor relacionados à atividade turística e à garantia de direitos das crianças e adolescentes.    

Receba nossas newsletters