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Política

MTur promove capacitação profissional de gerentes ligados ao turismo

Nesta semana; 50 gerentes de várias regiões do país como São Paulo (SP); Brasília (DF); Natal (RN); Maceió (AL); Recife (PE); reuniram-se em Teresópolis; no Rio de Janeiro (RJ); para a primeira semana de aulas presenciais do curso promovido pelo Ministério do Turismo (MTur); em parceria com a Universidade Federal Fluminense; dentro do Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG Turismo. As aulas são destinadas a profissionais ocupantes dos níveis intermediários de gerência de órgãos e entidades oficiais de turismo e de entidades privadas que atuem no setor turístico. O objetivo é aperfeiçoar a formação profissional de pessoas que ocupam cargos de gerência em diferentes áreas do turismo e; assim; melhorar a gestão dos empreendimentos e o produto turístico brasileiro.

“O MTur identificou a necessidade de capacitar as pessoas que tem poder de decisão; uma vez que a maioria das ações de qualificação eram focadas nos profissionais da ponta; da linha de frente. A ideia do PDG Turismo é; ao qualificar o profissional que atua em nível de gerência; sensibilizar esses profissionais para a importância da qualificação e aperfeiçoamento profissional de seus funcionários. Além de contribuir para melhoria de gestão dos empreendimentos” destacou a diretora do Departamento de Qualificação; Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur; Regina Cavalcante; que participa do encerramento da primeira semana de aulas presenciais em Teresópolis.

A carga horária do PDG Turismo é composta por 160h presenciais e 40h a distância – destinadas à produção do Trabalho de Conclusão. As aulas presenciais serão distribuídas em quatro semanas não-consecutivas ao longo de quatro meses.
 
O curso envolve conteúdos práticos e operacionais voltados ao cotidiano da atividade gerencial. As disciplinas estão distribuídas nos módulos: Turismo como Atividade Econômica; Planejamento Estratégico; Marketing; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão por Processos do Negócio; Gestão de Projetos; Administração Pública; Tópicos Especiais e Trabalho de Conclusão de Curso.
 
Os participantes foram selecionados com base em critérios como: ser profissional de nível superior do setor público ou privado atuante nos 65 indutores priorizados pelo MTur; ocupar cargo de nível gerencial; e ter experiência mínima de um ano na atividade turística.
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