Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Países da OTCA se reúnem em Manaus para debater o turismo sustentável na região

Brasil; Bolívia; Peru; Equador; Colômbia; Guiana e Suriname; países membros da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica (OTCA); aprovaram; nesta terça-feira (20); em Manaus (AM); as principais linhas estratégicas para desenvolvimento do turismo na Região Amazônica; durante a Reunião Regional de Turismo dos Países Amazônicos. O documento propõe ações de curto; médio e longo prazo; para o incremento do fluxo turístico na região; tendo em vista a proteção das culturas indígenas e dos recursos naturais. A reunião foi presidida pelo Ministério do Turismo (MTur).
 
Segundo o diretor executivo da OTCA; Mauricio Dorfler; a organização trouxe uma proposta de agenda com cinco linhas estratégicas de ação de desenvolvimento do turismo regional. São elas: sistematização da informação regional do turismo; criação de circuitos integrados transfronteiriços; desenvolvimento do turismo comunitário; fortalecimento da imagem turística da Amazônia e criação de mecanismo de financiamento regional do turismo.
 
A nova agenda da OTCA propõe ações conjuntas para os próximos dez anos. A proposta é resultado das visitas técnicas aos países amazônicos e de discussões; recomendações e conclusões realizadas ao longo de três anos. A nova agenda será apresentada na Reunião de Ministros das Relações Exteriores dos Países Amazônicos; que será realizada em dezembro; em Lima; no Peru.
 
Durante o encontro; além do apoio à execução das ações previstas na nova agenda; os países membros se comprometeram a compartilhar informações sobre ações e projetos específicos desenvolvidos em cada região. Segundo a gerente de projetos da coordenação-geral de Serviços Turísticos do MTur; Alice Souto Maior; o Brasil se comprometeu a realizar repasse da metodologia do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirizacão. “A ideia é apoiar o desenvolvimento dos circuitos turísticos integrados entre os países; uma das linhas estratégicas discutidas”; destaca Maior.
 
Durante três dias do evento; que se encerra nesta quarta-feira (21/07); representantes dos ministérios das Relações Exteriores e do Turismo dos países membros da OTCA estiveram reunidos; execeto a Venezuela; que não compareceu ao encontro. Hoje; os participantes realizam visita técnica a empreendimentos turísticos para conhecer experiências exitosas de turismo sustentável.
Receba nossas newsletters