Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Passaporte brasileiro cai para o 21º lugar em ranking da Iata

Novo passaporte brasileiro

Novo passaporte brasileiro


Cidadãos com passaporte alemão em mãos são considerados os mais livres para viajar pelo mundo sem a necessidade de um visto de entrada. A Alemanha figura no topo do ranking Visa Restrictions Index, realizado pela Henley Partners em colaboração com a Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreps). Trata-se de um ranking global que lista os países de acordo com a liberdade de viajar que seus cidadãos desfrutam, sem a necessidade de apresntar visto de entrada. O ranking é produzido desde 2006, com coperação da Iata, que mantém o maior banco de dados do mundo de informações de viagens.

A 11ª edição do Index este ano traz passaporte da Alemanha com o maior número de países onde é aceito. De 218 países e territórios, o passaporte alemão tem acesso livre (sem a necessidade de visto) a 177 deles. O Brasil caiu quatro posições: de 17º em 2015 para 21º lugar no ranking deste ano, empatado com Bulgária e România, cujos cidadãos têm acesso a 153 países e territórios sem a necessidade de apresentar um visto de entrada. A Argentina está em 22º lugar, com necessidade de visto para 152 países. E os cidadãos com passaporte emitido pelo Vaticano precisam de visto para 134 países, na 30ª posição do ranking.

Os Estados Unidos, que já figuraram no topo da lista nas edições de 2014 e 2015, agora vêm em quarto lugar, segundo informações do site da CNN. O país cujos cidadãos têm menos liberdade para viajar sem a exigência de visto é o Afeganistão (25 países).

A pesquisa se baseia nas exigências de visto de entrada em vigor em 1 de janeiro de 2016 para 219 países e territórios no total (o país de origem de um cidadão não é considerado), para passaportes de 199 nacionalidades (193 membros da ONU, Taiwan, Kosovo, Território Palestino, Vaticano, Hong Kong, Macau).

Receba nossas newsletters