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Política

Promoção turística do Mercosul no Japão terá fundo próprio em 2011

O projeto de Promoção Turística do Mercosul no Japão anunciou um fundo de US$ 600 mil para manutenção. O prazo do projeto; que entrará em vigor em 2011; foi definido no Encontro de Coordenadores Nacionais da Reunião Especializada em Turismo (RET); ocorrido há uma semana; em Buenos Aires.

Até 2010 o financiamento era realizado; em grande parte; pelo governo; por meio de sua agência de promoção de negócios. Com o fim do acordo de cooperação; Brasil; Paraguai; Uruguai e Argentina decidiram assumir o financiamento integral das ações de promoção.

Enquanto o fundo não for efetivamente constituído; os países remeterão os recursos diretamente ao escritório conjunto que gerencia o Projeto; com sede em Tóquio. O Brasil paga a maior parte dos custos (65%); seguido por Argentina (20%); Paraguai e Uruguai; com 7;5% cada um. A proporcionalidade se baseia no número de turistas japoneses que cada país recebe. No início do projeto; em 2003; 68.801 turistas japoneses visitaram os quatro países. Em 2008; foram 110.661 visitantes; um aumento de 60;8%.

“Essa iniciativa pioneira; além de exemplo para futuras ações de consolidação do bloco; ajudou a aumentar o fluxo de turistas japoneses para a América do Sul”; afirma o diretor do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil; Patric Krahl.

Na reunião também foram discutidas a harmonização de regras e procedimentos nas fronteiras do Mercosul; a aprovação do folheto informativo do Mercosul; o plano de divulgação conjunta do Mercosul; por ocasião da realização de grandes eventos internacionais; e a incorporação da Venezuela ao bloco.

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