Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Registro no Cadastur passa a ser obrigatório para participaçao em Programas do MTur

.

.

As empresas de turismo que não estiverem registradas no Cadastur; sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas e que atuam no setor turístico; não poderão mais participar dos programas de desenvolvimento e de capacitação do Ministério do Turismo. “Queremos acabar de vez com a informalidade do turismo. A partir de agora todo profissional interessado em acompanhar projetos de qualificação do MTur como o Olá Turista e o Bem Receber terão que estar credenciados”; revelou Edimar Silva; diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Ministério do Turismo; durante o 6º Encontro Prodetur Nacional realizado nesta quinta-feira (20/05); em São Paulo.

Essa regra também valerá para os estados e municípios brasileiros que pleiteiam recursos do Prodetur Nacional para investimentos em infraestrutura. “Não vamos interromper o processo daqueles que já elaboraram as cartas consulta para o Banco Interamericano de Turismo (BID). No entanto; nas próximas solicitações a comprovação de cadastro completo no sistema será obrigatória. Afinal; cabem aos órgãos públicos dar o exemplo”; destacou Silva. Ele menciona que essa certificação do MTur é fundamental para que o setor hoteleiro atenda as exigências da Fifa por conta da Copa do Mundo de 2014. “O grande legado do Prodetur Nacional será o planejamento. Se por ventura outro governo assumir; queremos deixar todas as matrizes de investimento preparadas para a execução”; completou.

O diretor ressaltou o impacto postivo dos recursos do Prodetur Nordeste I e Prodetur Nordeste II para o turismo na região. Novos aeroportos foram erguidos e acessos entre os estados e os munícipios foram criados. “Para Maranhão; a verba desses programas serviram para a revitalização de todo o centro histórico da capital; São Luís. “Atualmente; o Estado da Bahia está promovendo obras de restauro de seus patrimônios históricos com investimentos conquistados pelo Prodetur Nordeste II”; lembrou Silva. Com a parceria com o BID; o Mtur projeta um valor de mais de US$ 1 bilhão para os estados e municípios brasileiros aplicarem tanto em infraestrutura como na preservação das riquezas naturais e culturais.

Segundo Leonardo Corral; economista Sênior do BID; a instituição acaba de aprovar o financiamento do projeto do Estado do Ceará para desenvolver o segmento de turismo. “Temos outros projetos em avaliação e até junho esperamos ter respostas positivas”; disse; referindo-se aos Estados de Pernambuco e do Rio de Janeiro. “Os aeroportos do Galeão e de Santos Dumont estão saturados. É preciso agilizar os novos investimentos”; comentou Edimar Silva. O diretor do MTur informou ainda que até o final do ano a entidade espera a aprovação do projeto do Rio Grande do Norte. “Se existir a demanda; podemos discutir; inclusive; um aumento dessa linha de crédito de US$ 1 bilhão”; finalizou Silva.

O 6º Encontro Prodetur Nacional acontece entre hoje (20/05) e amanhã (21/05) na capital paulista sob o tema “Qual o papel desempenhado pela atividade turística no cumprimeneto de objetivos de desenvolvimento?”. Ainda este ano; o Ministério do Turismo realiza mais duas edições do encontro. O próximo workshop está previsto para julho ou agosto em cidade a ser definida. Na ocasião; serão debatidas ações de marketing e publicidade. Já o último encontro de 2010 está programada para a capital do Distrito Federal; Brasília.

    

Leonardo Corral, do BID, Daniel Vieira e Edimar Silva, do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Ministério do Turismo

Receba nossas newsletters