O número de bagagens extraviadas em aeroportos do mundo todo quase dobrou de 2021 para 2022, com 26 milhões de malas perdidas, danificadas ou atrasadas, segundo dados da Sita. Já o índice de malas extraviadas a cada mil passageiros no ano passado foi de 7,6, ou 74,7% superior ao registrado no ano anterior. Mas agora, o passageiro e o agente de viagens brasileiros não dependem mais da companhia aérea para localizar uma bagagem extraviada.
Isto porque chegou ao Brasil a Blue Ribbon Bags, empresa especializada em busca e devolução de bagagens perdidas, garantindo sua recuperação em até 96 horas, por meio de seu sistema de rastreamento especializado. Com sede em Nova York, a empresa hoje atende mais de 16 mil operadores e agentes de viagens, 150 agências de viagens online (OTAs), oito companhias aéreas, cartões de crédito e bancos em todo o mundo.
“Nosso trabalho é facilitar a vida dos agentes de viagens e de seus passageiros, minimizando transtornos”
Agora, por meio de uma parceria com o Interamerican Network Group, os brasileiros também terão acesso a esse serviço. No Brasil, o serviço será 100% B2B, com contratação via agente de viagens e através das suas consolidadoras parceiras. Conversamos com Ricardo Roman Jr, representante da Blue Ribbon no Brasil, para entender mais sobre a novidade. Segundo ele, o agente precisa saber que isso não é um seguro viagem, e sim um complemento para a jornada do passageiro.
“Esse é um serviço de busca e recuperação de bagagem extraviada. A cada duas ou três horas, o passageiro recebe informações sobre onde está sua mala. Em caso de extravio, o agente pode acionar o seguro-viagem contratado e o nosso serviço, que tem o diferencial de informar, em tempo real, por SMS, Whatsapp ou e-mail, onde está a bagagem. Nosso trabalho é facilitar a vida dos agentes de viagens e de seus passageiros, minimizando transtornos”, disse Ricardo Roman.
Com mais de sete milhões de passageiros atendidos mensalmente ao redor do mundo, a empresa garante cobertura em todas as companhias aéreas. Sua plataforma não apenas recupera bagagens perdidas, mas permite, por meio dos contratos assinados com consolidadores, tour operadores, agentes de viagens, companhias aéreas, cartões de crédito, bancos e demais empresas que negociam viagens, que elas ofereçam uma melhor experiência aos seus passageiros.
“No Brasil, já colocamos no ar o serviço em parceria com a Sakura. É a primeira consolidadora do Brasil a comercializar o nosso produto. Temos contratos assinados já com outras consolidadoras. Só falta baixar o sistema e começar a vender. E neste caso, toda a cadeia ganha com o serviço, como consolidador, operador, agente de viagens e o próprio passageiro. O agente agora pode prestar um melhor serviço e ainda ganhar em receitas auxiliares”, destacou Roman Jr.
“E neste caso, toda a cadeia ganha com o serviço, como consolidador, operador, agente de viagens e o próprio passageiro. O agente agora pode prestar um melhor serviço e ainda ganhar em receitas auxiliares”
A Blue Ribbon Bags adota uma abordagem única: além de fazer o rastreamento online passo a passo, informando ao passageiro onde está sua bagagem em tempo real, caso ela não encontre a mala extraviada em até quatro dias (96 horas), a empresa garante um bônus por insatisfação entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil, dependendo do tipo de serviço contratado.
“A gente vai encontrar sua bagagem! No entanto, se não recuperarmos em até 96 horas, o cliente recebe um bônus por insatisfação de até R$ 2,5 mil em até 15 dias sem precisar se preocupar em apresentar documentação. E o serviço é válido por passageiro. Não importa quantas bagagens estiver levando, inclusive se comprar malas durante a viagem. E para contratar esse serviço, o agente de viagens e seu passageiro vão gastar menos do que um café e um pão de queijo no aeroporto”, destacou o executivo.
Dentre os modelos de contrato existentes, o preço para o consumidor, via as empresas citadas acima, será de R$ 20 para viagens nacionais e R$ 30 para viagens internacionais, ambos por passageiro, independentemente do número de bagagens
MITIGAR JUDICIALIZAÇÃO – Hoje, 90% das demandas judiciais globais contra companhias aéreas são aqui no Brasil. E muitas vezes, quando a bagagem é extraviada, o passageiro acaba colocando o agente de viagens no meio da história. “Então, nosso produto vai minimizar o problema para o agente de viagens e mitigar a vontade do passageiro de entrar com uma ação justamente pelo bom serviços prestado. Isso vai dar mais segurança para o agente de viagem nesta questão judicial”, finalizou Ricardo.
COMO CONTRATAR? Inicialmente, os serviços estarão disponíveis no Brasil apenas para consolidadoras, operadores e agentes de viagens, OTAs, bancos e cartões de crédito No momento, a aquisição pode ser feita na Sakura Consolidadora, mas, em breve, outras empeesas do mercado também venderão o serviço. Dentre os modelos de contrato existentes, o preço para o consumidor, via as empresas citadas acima, será de R$ 20 para viagens nacionais e R$ 30 para viagens internacionais, ambos por passageiro, independentemente do número de bagagens. Já as empresas que quiserem mais informações sobre o serviço podem entrar em contato com a Interamerican Network através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3214-7500.