Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Google Street View chega ao Brasil

.

.

O Brasil está agora entre os 30 países do mundo que têm as suas ruas mapeadas pelo Google Street View. A ferramenta permite ao usuário do Google Maps caminhar de forma virtual pelas ruas em um raio de 360 graus. Inicialmente foram mapeados 51 municípios de São Paulo; Rio de Janeiro e Minas Gerais; incluindo as capitais e as suas respectivas regiões metropolitanas; totalizando 150 mil quilômetros. De acordo com o gerente de produtos do Google Brasil; Marcelo Quintela; a previsão é de que em dois anos 90% do território do país já esteja disponível na ferramenta.

De acordo com Quintela; a prioridade é mapear todas as capitais e as cidades próximas com maior relevância. No entanto; ele admite que as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 estão entre as que terão preferência. “Claro que levamos em conta outros aspectos; com logística; por exemplo; mas bem antes de 2014 todas elas já estarão mapeadas”; garantiu.

Além das ruas mapeadas; o sistema mostra links de forma automática com fotos de usuários que permitem visualizar alguns lugares de uma forma mais próxima; especialmente aqueles em que não é possível chegar de carro. “O usuário pode navegar pelos pontos turísticos das cidades; visualizar ruas; bares e restaurantes. Estamos trazendo o país para um outro patamar tecnológico. Um novo nível de funcionalidade dos mapas”; afirmou Quintela. “O viajante; principalmente o estrangeiro como eu; que quiser conhecer o Brasil pode visualizar os lugares que quer visitar antes”; complementou Andréas Huettner; diretor comercial do Google no Brasil. Ele acredita que esta ferramenta é também uma grande aliada do turismo.

Além das cidades das regiões metropolitanas próximas às três capitais mapeadas; o Google Street View também percorreu as cidades históricas de Minas Gerais; Congonhas; Mariana; Tiradentes; Diamantina; São João del Rei e Ouro Preto. A segunda etapa do projeto prevê também a captura de imagens onde não é possível chegar de carro; como parques e outros pontos turísticos. Para isso o Google trouxe ao Brasil o Trike; um triciclo adaptado e equipado com o mesmo tipo de câmeras disponíveis nos carros para a captação de imagens.

Lugares imperdíveis – Nesta segunda etapa; o Google irá aceitar sugestões dos internautas sobre os lugares que gostariam de ver mapeados pelo triciclo. De acordo com a gerente de Marketing do Google Brasil; Flavia Simon; as sugestões podem ser feitas pelo site http://www.exploreostreetview.com.br até o próximo dia 18 de outubro; quando os mais citados serão colocados em votação popular. “Queremos levar estes lugares que as pessoas considerarem importantes para o Street View. Faremos um grande esforço para conseguir cobrir todos eles”; finalizou.

A ferramenta pode ser acessada pelo http://www.google.com.br/maps.

    

Marcelo Quintela, gerente de produtos do Google no Brasil, e um dos carros que percorreu as ruas do país

Receba nossas newsletters