Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Serviços

Motorhome: entenda o estilo de viagem que se tornou tendência entre brasileiros

Moda entre brasileiros, as viagens de motorhome tem sido cada vez mais procuradas pelo público interessado em novas experiências

Moda entre brasileiros, as viagens de motorhome tem sido cada vez mais procuradas pelo público interessado em novas experiências

Segundo uma pesquisa realizada pela associação de veículos RV’s — ou motorhomes nos EUA —, o impacto geral do setor na economia americana foi de US$ 114 bilhões, gerando 600 mil empregos diretos em 2019. Somente na Flórida, o impacto econômico foi de US$ 3,7 bilhões com geração de mais de 25 mil empregos. Ou seja, este é um mercado em franco crescimento no estado americano.

Impulsionado pela busca por viagens de experiências, esse estilo tem sido um fenômeno crescente em diversos destinos do mundo inteiro. Atualmente, a Alemanha possui cerca de 900 mil motorhomes. Outros Países da Europa, como França e Portugal, já oferece roteiros de experiência e imersão com rotas enoturísticas feitas com motorhomes.

Para muitos especialistas e empresas do ramo, este é o momento ideal para este tipo de viagem, que já tem se tornado bastante popular, principalmente no mercado brasileiro. Em 2019, o Brasil liderou o ranking internacional de viajantes de motorhome nos Estados Unidos. O aumento dessa demanda faz com que a indústria se anime com o produto e projete investimentos no País.

Porém, apesar de apresentar bons números, este estilo de viagem ainda é cercado de diversos estigmas e falsas informações que disseminam a viagem como algo complicado e inacessível. É necessário que essa indústria desmistifique alguns desses conhecimentos, treinando e capacitando agentes de viagens, bem como se comunicando com o público final para que essa tendência se torne uma modalidade cada vez mais praticada, pois o potencial econômico para o turismo é enorme.

“O espírito da viagem é explorar as regiões”, André Duek.

“Os parques nacionais nos Estados Unidos não podem ter hotéis por serem áreas reservadas, mas têm espaços dedicados para campings, o que permite que o passageiro viajando de motorhome possa aproveitar ainda mais o local e vivenciar outras experiências, uma vez que tem a possibilidade de pernoitar no parque”, explicou André Deuk, dono da Duek Motorhomes, empresa brasileira que investe no segmento nos Estados Unidos.

Para os especialistas, esse estilo de viagem deve ser feita por todos pelo menos uma vez na vida

Para os especialistas, esse estilo de viagem deve ser feita por todos pelo menos uma vez na vida

“Os brasileiros estão descobrindo isso cada vez mais, principalmente por essa liberdade. Além disso, uma viagem como essa faz com que o passageiro ganhe muito tempo também, porque ele não há check in e check out em hotéis ou em aeroportos. Nem mesmo desarrumando e arrumando mala. Em uma viagem de uma semana, perde-se aproximadamente 20%  do seu tempo com essas questões e em uma viagem com motorhome isso não acontece”, analisou André.

Para a Cruise America, empresa que já se promove no Brasil há alguns anos, os brasileiros buscam novas experiências de viagens e buscam a liberdade de organizar uma viagem no seu próprio tempo. “Essa flexibilidade de poder pernoitar dentro de parques nacionais e poder reunir família e amigos em volta de uma fogueira, por exemplo, tem atraído cada vez mais viajantes em busca de uma viagem bem ao perfil norte-americano”, explicou Eduardo Genekian, representante da Cruise America no Brasil.

O que você precisa saber

A ideia de que viajar de motorhome é algo desconfortavel e nada luxuoso deve ser desmistificada para começar a entender o conceito do estilo

A ideia de que viajar de motorhome é algo desconfortável e nada luxuoso deve ser desmistificada para começar a entender o conceito do estilo

Muitos ainda acreditam que é esse tipo de viagem envolve muito planejamento e que é necessário uma habilitação especial para conduzir motorhomes. Por isso, muitos acabam desistindo da ideia sem ao menos pesquisar melhor sobre o assunto. Os agentes de viagens também têm culpa no cartório porque segundo André Duek, este é um produto muito simples de se vender mas “o brasileiro tem resistência pra testar e vender produtos novos”.

De acordo com ele, o produto é simples porque complementa o portfólio e não conflita com nada que a agência possa oferecer – com exceção dos cruzeiros. “Tudo que a agencia vende (hotéis, passagens aéreas, seguro viagem), pode ser feito com os pacotes do motorhome. É nisso que treinamos os agentes, queremos explicar para eles o conceito da viagem”, explicou André.

“Existe uma certa resistência dos viajantes”, Oskar Kedor.

Para Oskar Kedor, CEO da Mobility, a dificuldade é que o mercado brasileiro não entende o produto pois não é algo que esta no dia-a-dia do viajante. “Não é uma pratica normal de turismo e por isso é exótico. Existe uma certa resistência dos viajantes. As pessoas geralmente param na segunda pergunta porque existe essa compreensão de que é algo difícil ou pouco confortável”, afirmou.

O primeiro passo é entender o que é um motorhome. O motorhome é um veículo motorizado adaptado, uma espécie de casa móvel que pode ser equipada com cozinha, geladeira, micro-ondas, banheiro com chuveiro quente, pia, camas, mesa para refeições, guarda-roupa, gerador de energia, ar-condicionado, fogão, televisão, lareira, churrasqueira e etc. Geralmente, os veículos têm capacidade para hospedar de 4 à 8 pessoas confortavelmente.

Alguns modelos possuem capacidade para acomodar confortavelmente até dez pessoas

Alguns modelos possuem capacidade para acomodar confortavelmente até oito pessoas

A locação desses veículos tem um preço médio de US$ 70 a US$ 150 por dia- o preço varia de acordo com a localidade, antecedência em que a reserva é feita e da quantidade de dias. Uma pesquisa realizada pela CBRE (empresa americana de serviços imobiliários comerciais e de investimento), afirmou que uma viagem em um motorhome para uma família de quatro pessoas pode sair de 20 à 60% mais barato do que viagens em outros tipos de hospedagem.

Uma das dúvidas mais frequentes é: o que é necessário para conduzir um motorhome? Segundo a Mobility, os motorhomes de até 3.5 toneladas exigem apenas a CNH de categoria B, além da documentação básica como passaporte e cartão de crédito com limite para caução. Mas é recomendável também a carteira de habilitação internacional. Ao locar um motorhome, ele já virá com a manutenção em dia fazendo com que as preocupações sejam reduzidas.

Na Duek, antes de embarcar em seu motorhome e sair dirigindo, os condutores passam também por uma pequena aula instruindo sobre como operar o equipamento. Por um adicional, existe ainda um serviço que organiza os pertences dos passageiros dentro do veículo.

Atualmente existem campings extremamente bem estruturados, com banheiros privativos, piscinas, restaurantes e etc

Atualmente existem campings extremamente bem estruturados, com banheiros privativos, piscinas, restaurantes e etc

É importante também que o viajante programe sua rota – claro que esse estilo de viagem permite maior flexibilidade na modificação do trajeto mas ter uma base é necessário para que o viajante possa identificar os campings pelo caminho. A maioria das empresas hoje já disponibilizam aplicativos ou serviços que apontam onde estacionar, as opções de lazer e entretenimento e até dicas de onde comer. O pernoite nos campings são pago a parte – variando entre US$20 à US$100.

É importante ressaltar que as locadoras de motorhome também oferecem assistência 24 horas por dia, todos os dias da semana para eventuais problemas ou dúvida dos passageiros. Com o auxilio da tecnologia, esse tipo de viagem se tornou ainda mais fácil.

“Planejamento é fundamental para quem deseja alugar um motorhome e curtir, no melhor estilo americano, suas férias. É possível alugar o carro ainda no Brasil e pesquisar sobre a rota a ser percorrida pode fazer toda a diferença. O período do ano em que se realizará a viagem também conta muito, no inverno, é possível conviver, nas paradas específicas, com fogueiras e grupos de americanos que também adoram motorhome. No verão, ter as coisas pertinho das maravilhosas praias da Flórida, faz a diferença”, orientou André Duek.

Mercado brasileiro

Além de famílias, o perfil de viajantes também inclui casais de amigos que buscam experiências imersivas nos destinos

Além de famílias, o perfil de viajantes também inclui casais de amigos que buscam experiências imersivas nos destinos

Após um crescimento consistente nos últimos quatro anos, com taxas superiores a 100%, o mercado brasileiro surpreendeu em janeiro de 2019 em reservas de motorhomes. O País liderou pela primeira vez na história o número de reservas em um único mês, demonstrando que o produto tem agradado cada vez mais famílias e grupos de amigos em viagens para conhecer novos destinos na América do Norte, de acordo com a Cruise America. “O balanço geral de 2019 ainda não está disponível, mas a expectativa é de um crescimento em torno de 25% em relação a 2018”, afirmou Eduardo, da Cruise America.

“Desde que iniciamos a representação no produto no mercado brasileiro, há cinco anos, vemos um crescimento significativo ano a ano. Mesmo durante anos de crise, a Cruise America apostou no mercado brasileiro e hoje o País se destaca internacionalmente alcançando níveis de representatividade que mercados como Europa demoraram mais de 10 anos para alcançar”, disse Eduardo.

A empresa brasileira que atua no mercado americano – Duek Motorhomes, detectou um aumento de 40% na procura por aluguéis de sua frota de veículos somente nos últimos três meses de 2019. Uma conduta que pode estar sendo motivada pela alta do dólar no Brasil. Ainda de acordo com a empresa, houve aumento da procura por grupos de amigos interessados em desfrutar o carnaval desbravando as cidades americanas através do veículo.

Alguns motorhomes de luxo são equipados com lareira, televisão, churrasqueira e até lavanderia

Alguns motorhomes de luxo são equipados com lareira, televisão, churrasqueira e até lavanderia

“Os brasileiros estão sempre em busca do melhor custo benefício e de aproveitar as férias de uma maneira diferente, sobretudo quando o lugar escolhido é a terra do tio Sam. Por aqui, eles estão descobrindo as vantagens, inclusive financeiras, de alugar os motorhomes e explorar melhor o território americano e a viagem. Muitos dizem que se trata da realização de um sonho”, explicou o CEO da Duek Motorhomes.

Existem alguns fatos que podem ser apontados para explicar o aumento pela procura deste segmento. Entre eles, segundo Oskar está a representação dos influencers digitais. “Existem algumas explicações que apontam por esse crescimento. A questão dos influenciadores e a procura por experiência. Tem vocação pra se tornar um produto de grande demanda, hoje em dia tem vários influenciadores viajando neste estilo, postando fotos de locais que só essa experiência oferece”, explicou.

Oskar também acredita que esse é o momento ideal de convencer os agentes que esse é o produto a ser colocado na prateleira. “Viajar sem rumo, se dar o tempo presente com a família – de conviver em um outro formato, com um detox familiar, sem digitalização. Hoje as pessoas viajam por experiência e é isso que elas tão buscando. Os agentes precisam sair da passividade e ir atrás para oferecer estes produtos aos clientes”.

Satisfação e índice alto de repeaters

As viagens de motorhome vem acompanhadas de um objetivo claro: a busca por experiências e criação de memórias, por isso este modelo de viagem tem um índice alto de satisfação e de repeaters

As viagens de motorhome vem acompanhadas de um objetivo claro: a busca por experiências e criação de memórias, por isso este modelo de viagem tem um índice alto de satisfação e de repeaters

Definido como experiência de vida necessária, a viagem de motorhome atrai cada vez mais adeptos a esse estilo. Viver o sonho americano dirigindo nas famosas estradas dos Estados Unidos, explorar o mundo junto com as pessoas que se gosta, ter a chance de acampar nas férias em grande estilo são apenas algum dos motivos pelos quais os viajantes sentem-se atraídos. Mas a liberdade de “conduzir” sua própria viagem e roteiro é algo que impulsiona a procura por esse produto.

“Após 5 anos atuando no mercado, vemos que a maioria dos viajantes são famílias com crianças (Inclusive com bebês de colo) e grupos de amigos que tem o sonho de realizar uma Roadtrip pelos EUA ou Canadá. Hoje já temos clientes que já estão na sua segunda ou terceira viagem e até mesmo alguns que aproveitam um ano sabático para viajar de motorhomes por até 6 meses”, disse Eduardo da Cruise America.

O índice de repeaters deste segmento é muito alto. De acordo com a Duek, os viajantes que experimentam o produto, tendem a repeti-lo de 4 à 5 vezes. Além disso, a empresa detém um índice de satisfação de 98%, número que nenhuma indústria do turismo tem, com exceção da Disney – maior companhia de entretenimento do mundo.

Para Oskar, da Mobility, o charme do motorhome está justamente por ele ser mais do que apenas um produto, e sim um sonho. “Esse tipo de viagem geralmente tem um ideal – uma questão aspiracional de carregar sua casa nas costas e ter liberdade. Aqui no Brasil não temos a estrutura para realizar este tipo de viagem, mas na Europa, Canadá, e nos Estados Unidos tem uma estrutura e tradição que acompanham isso”.

Rotas e destinos

Destinos de natureza e roteiros de experiências são os preferidos pelos viajantes de motorhome

Destinos de natureza e roteiros de experiências são os preferidos pelos viajantes de motorhome

Entre os destinos mais atrativos para os brasileiros estão os Estados Unidos, o Canadá e a Europa. Em quase todos os roteiros, nota-se a preferência por locais de natureza exuberante, como é o caso dos parques nacionais nos Estados Unidos. Uma parada no vulcânico parque de Yellowstone, por exemplo, é algo muito comum nas roadtrips pelos Estados Unidos, visto que o local tem uma área própria para camping.

A Duek possui um aplicativo que aponta nos mapas mais de dois mil campings espalhados pelos Estados Unidos, em um sistema de criação de rota que também mostra os pontos de entretenimento, gastronomia e lazer próximos aos destinos. De acordo com a empresa, as rotas mais procuradas são a Gulf Coast (Costa do Golfo), a região dos Springs – das águas naturais do Norte, e os mais de 50 parques nacionais do país.

De acordo com a Cruise America, no entanto, o imaginário de uma Roadtrip pela America do Norte está muito associado com a Costa Oeste, desde o Alasca passando pelas Montanhas Rochosas do Canadá até San Diego na California incluindo as montanhas e parques nacionais de Nevada e Arizona, mas também se observa um grande número de viajantes que escolhem explorar um outro lado da Florida, como a região de St. Pete/Clearwater após aproveitar alguns dias nos Parques de diversão.

Para Oskar, da Mobility, o motorhome permite que as pessoas realizem um detox digital e interajam mais entre sí

Para Oskar, da Mobility, o motorhome permite que as pessoas realizem um detox digital e interajam mais entre sí

“Atualmente a Cruise America oferece quatro modelos de motorhome com capacidade de duas até sete pessoas e disponibilizamos 38 sugestões de roteiros saindo de suas bases internacionais incluindo distancias, atrativos, número de dias e campings”, apontou Eduardo.

Em Portugal, a Mobility sugere roteiros por Amarante, pertencente ao Distrito do Porto, localizada às margens do Rio Tâmega. A cidade produz excelentes safras de vinhos verdes e oferece diversas atrações gastronômicas. Outra sugestão é o Cabo da Roca, situado na freguesia de Colares, concelho de Sintra e distrito de Lisboa. Este é o ponto mais ocidental de Portugal continental e a grande atração desse local é sua paisagem natural.

Na França, o “Loire Valley”, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um ótimo local para conhecer mais sobre a essência da paisagem francesa. Fica localizada no centro da França e além suas vinhas, pomares e castelos, ainda possui numerosos campings para passar a noite.

Já no Canadá, Ottawa, a capital federal do Canadá, é uma boa opção para quem deseja conhecer locais históricos, galerias e museus. Para os amantes da natureza, localizado em Ontário, o Algonquin Provincial Park, é um famoso destino, dono de paisagens exuberantes, rodeado de pinheiros gigantescos, com trilhas de caminhadas e rotas de canoagem.

Além do tradicional

Os roteiros pela Patagônia chilena são os primeiros roteiros de motorhome a serem comercializados na América do Sul

Os roteiros pela Patagônia chilena são os primeiros roteiros de motorhome a serem comercializados na América do Sul

Fugindo um pouco dos roteiros mais tradicionais, a Rolling Patagônia, uma operadora especializados em viagens de Motorhome e Camper Vans em rotas da Patagônia, oferece pacotes projetados para atender as necessidades e preferências do clientes. O roteiro alternativo de motorhome pela Patagônia chilena é, provavelmente, o único roteiro desse estilo de viagem na América do Sul.

“Nossa especialidade é o projeto de rotas ao longo das geleiras Carretera Austral; El Chaltén e Perito Moreno (Argentina); e Torres del Paine, em rotas que variam de 400 a 1600 km. Hoje, o principal interesse está na Rota dos Parques da Patagônia, em uma viagem que engloba uma grande diversidade de atrações turísticas, com múltiplas possibilidades de atividades para adultos e crianças”, explicou Cristobal Chible, fundador da Rolling Patagônia.

“Nosso segmento majoritário são famílias com crianças (entre 4 e 6 ocupantes) que procuram uma experiência única na Patagônia, com a possibilidade de estar e ficar em todos os lugares que sonharam. Em menor grau, temos outro segmento, composto por adultos acima de 60 anos, que viajam em casal e casais jovens (entre 20 e 30 anos) que usam caravanas para percorrer as rotas mais sinuosas”, completou Cristobal.

Para Cristobal, cada vez mais brasileiros se sentem incentivados a viajar por essa rota, mas é necessário que os agentes de viagem conheçam o produto e o destino para ter todas as informações sobre essa área geográfica. Em 2019, a empresa registrou um aumento de 30% em relação ao ano anterior, com visitantes principalmente da área de São Paulo. Além disso, a taxa de repeaters é de 25%. Há um grande potencial de comercialização neste roteiro.

“Nossos clientes reagem positivamente quando abrimos novas rotas de viagem (Patagônia Argentina), temos clientes fidelizados. Como é uma maneira atraente de viajar, os clientes decidem para onde querem ir e quantos dias ficar. Os programas que entregamos não são rígidos; portanto, o cliente decide o que ele faz. Os motorhomes também estão totalmente equipados, desde uma confortável cama de alta qualidade até uma churrasqueira. Ainda oferecemos equipamentos adicionais para aqueles que têm um interesse particular, como caiaques, bicicletas, varas de pesca, cadeiras para crianças”, explicou o fundador.

Além disso, a Mobility opera a locação de motorhomes na Oceania, com roteiros pela Austrália e Nova Zelândia, que podem ser uma ótima opção para aqueles que querem fugir do óbvio e explorar esses destinos de uma forma mais intima.

Serviço

Eduardo Genekian, do Cruise America Motorhome

Eduardo Genekian, do Cruise America Motorhome

CRUISE AMERICA – A Cruise America é uma empresa de aluguel e venda de veículos para uso pessoal, com sede em Mesa, Arizona. A empresa foi fundada em 1972 e foi negociada publicamente na Bolsa de Valores Americana sob o código “RVR” até 1997. Em seguida, fundiu-se com o Budget Group. A empresa oferece quatro modelos de motorhome diferente para compra ou locação

A Cruise America oferece ao agente de viagem capacitações gratuitas presenciais e online sempre em parceria com as operadoras ou Destinos. Hoje, as principais operadores brasileiras já possuem o produto da empresa na prateleira e podem consultar o site para cliente final com diversas informações importantes, inclusive com Tours 360º dos motorhomes e vídeos informativos.

“Para 2020 já estamos confirmados em diversos roadshows em parceria com as operadoras e diversos destinos como Florida e BrandUSA, mas estamos focados em capacitar o agente de viagem que é o nosso maior canal de vendas e para isso estamos ampliando nossos treinamentos via Webinar em parceria com as operadoras. Sugiro que o agente consulte sua operadora e verifique quando iremos realizar o próximo”, anunciou Eduardo.

Telefone: 1.800.671.8042 (EUA) / +55 11 3582-7972 (BRA)
Email: [email protected]
Site oficial.

O Patagonia Bside oferece uma nova experiência singular no coração da Patagônia, fora das rotas tradicionais, a bordo de um motorhome ou trailer

A Patagônia Bside oferece uma nova experiência singular no coração da Patagônia, fora das rotas tradicionais, a bordo de um motorhome ou trailer

Rolling Patagônia – O projeto Patagônia Bside nasceu da iniciativa de quatro empresas vinculadas ao turismo na Região de Aysén, que buscam promover experiências de viagens únicas e mostrar um lado mais desconhecido e intocado da região.

O roteiro percorre aproximadamente 700 quilômetros em oito dias, dentro de uma casa móvel com capacidade para até cinco pessoas, explorando lugares inusitados e de paisagens cênicas da Patagônia chilena, mas pode ser personalizado de acordo com a vontade do grupo, podendo focar em uma atividade em especial. É necessário um grupo de no mínimo quatro pessoas para realizar a viagem e o preço é de aproximadamente cinco mil dólares por pessoa.

“Participaremos este ano na WTM Latin America, que será realizada em São Paulo, de 31 de março a 2 de abril, a fim de estabelecer alianças com operadoras locais para tornar esse produto mais visível e, em setembro, faremos um Fam com agências especializadas do Brasil” afirmou Chible.

Telefone: 56 9 85270691
Email: [email protected]
Site oficial.

Oskar Kedor, CEO da Mobility

Oskar Kedor, CEO da Mobility

MOBILITY – Criada em março de 2000, a Mobility é a primeira empresa brasileira especializada no segmento de locação de veículos no Brasil e no exterior. A companhia mantém contratos com as principais locadoras do mundo e oferece a comparação de tarifas e condições em mais de 150 países, garantindo sempre as melhores opções do mercado.

Com 19 anos de experiência, a empresa tem como CEO Oskar Kedor e presidente Oswaldo Melantonio Filho. A Mobility possui uma plataforma online que permite verificar opções de compactos, sedans, SUVs, esportivos e conversíveis, além de oferecer opões de serviços convencionais, luxo, transfer e executivo.

Telefone: +55 11 5091-7771 (São Paulo) / 4007-1177 (Demais regiões)
Email:
[email protected]
Site oficial.

André Duek, fundador da Duek Motorhomes

André Duek, fundador da Duek Motorhomes

DUEK MOTORHOMES – Atuante há 33 anos no mercado nacional e internacional, André Duek é um empresário com experiência na gestão de grandes empresas no Brasil como as marcas de moda Forum e Triton. Nos EUA há 7 anos, consolidou, entre vários negócios de sucesso, como a primeira empresa de locação de motorhomes gerida por brasileiros no país, a Duek Motorhomes.

A empresa possui dez modelos de motorhomes diferentes com capacidade para hospedar de quatro a oito pessoas.

Telefone: +1 (954) 366-6256
Email:
[email protected]
Site oficial.

Receba nossas newsletters