Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

MTur vai contratar consultoria especializada para mapeamento do afroturismo no Brasil

365be201 823d 4d49 9737 1e7eecac46a9 MTur vai contratar consultoria especializada para mapeamento do afroturismo no Brasil

Interessados podem enviar currículo até 25 de junho Foto: Divulgação/AgênciaGov/Via MTur.

O Ministério do Turismo abriu nesta segunda-feira (10) edital, via projeto de cooperação com a UNESCO, voltado à contratação de consultoria especializada (pessoa física) para apoiar estudos, levantamentos e a sistematização de dados necessários ao diagnóstico do afroturismo e das políticas públicas relativas ao segmento no país. Haverá a identificação de boas práticas, em âmbito nacional e internacional, e da oferta de experiências e serviços turísticos no mercado turístico brasileiro. Os interessados podem enviar currículo até 25 de junho.

Acesse AQUI o edital na integra.

O afroturismo, que vem ganhando força no Brasil, é caracterizado pela busca por vivências que envolvam as raízes e a cultura afrodescendente. A essência da modalidade é conectar pessoas a histórias, à culinária, aos costumes e a questões sociais, além de contribuir para a preservação e a perpetuação do patrimônio e da identidade da população negra.

Segundo a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira, os dados levantados serão essenciais no sentido de embasar ações direcionadas ao setor.

“Espera-se que, ao final do contrato, o MTur disponha de diretrizes para a condução da sua estratégia para o desenvolvimento e consolidação do afroturismo no Brasil, em conjunto com os demais órgãos e entidades parceiros”, comenta Fabiana.

ROTAS NEGRAS – Em fevereiro deste ano, foi publicado decreto que instituiu o Grupo de Trabalho Interinstitucional Rotas Negras, que busca reconhecer a importância da transversalidade de políticas públicas referentes à população negra no país.

O Rotas Negras representa uma inovadora e abrangente iniciativa do governo federal para o desenvolvimento turístico. O principal propósito é promover e enaltecer a cultura afro no Brasil, por meio da criação de roteiros envolvendo o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Mapa do Turismo Brasileiro.

Com os roteiros, a iniciativa procura destacar e celebrar a diversidade afro-brasileira, proporcionando uma experiência enriquecedora aos seus visitantes e contribuindo para a valorização das comunidades afrodescendentes em todo o território nacional, além da geração de emprego e renda.

 

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.