Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Museu Histórico Nacional do Rio ganha guia para deficientes auditivos

O Museu Histórico Nacional; no Rio de Janeiro; é o primeiro museu brasileiro a oferecer ao deficiente auditivo guia em áudio e vídeo na linguagem brasileira de sinais.  A ação faz parte do Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo; uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério da Cultura; por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). “O objetivo é incrementar o turismo do país a partir da valorização da diversidade cultural brasileira”; explica a coordenadora-geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do MTur; Kátia Silva.
 
Além de dois guias em linguagem de sinais com tela de TV; foram adquiridos 40 equipamentos de áudio guia com informações em português; inglês e espanhol. Assim; o visitante pode se guiar pelo museu e observar as peças do acervo e os detalhes da arquitetura. A duração do áudio-guia é de cerca de 60 minutos. O serviço é disponibilizado ao visitante por R$ 8.
 
O Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo visa fortalecer o Turismo Cultural a partir da qualificação dos museus do país. Para tanto; o MTur investiu R$ 2 milhões para apoio a projetos em dez museus federais. Entre as ações desenvolvidas estão reforma; melhoria de acessibilidade; aquisição de equipamentos e a produção de folheteria trilíngue.
Receba nossas newsletters