Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Serviços

Reforma Tributária será uma revolução para os pequenos negócios, aponta Sebrae

congresso brasilia camara senado marcello casal agencia brasil Reforma Tributária será uma revolução para os pequenos negócios, aponta Sebrae

Como recebeu alterações, o texto volta para a Câmara dos Deputados (Marcello Casal/Agência Brasil)

O Senado Federal aprovou, em dois turnos, o texto base da Reforma Tributária, que já havia sido aprovado na terça-feira (7) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Como recebeu alterações, o texto volta para a Câmara dos Deputados. A expectativa é que os parlamentares votem o texto até o fim deste ano. Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o Brasil tem muito a comemorar com a aprovação do texto, uma reforma esperada há mais de 30 anos.

“Venceu o Brasil, pois a Reforma Tributária é uma verdadeira revolução para toda a sociedade. Ganharam os pequenos negócios, que tiveram o Simples Nacional preservado, e toda a população, que tem a perspectiva de um Produto Interno Bruto (PIB) maior em pelo menos 12 pontos ao longo de 15 anos. Vamos acompanhar os próximos passos. Grande dia”, destacou.

O ponto principal da PEC, que trata da simplificação de tributos e do modelo em funcionamento no país, foi mantido. O texto prevê a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Além disso, a matéria trata da isenção de produtos da cesta básica e uma série de outras medidas. Merece destaque a rejeição à alíquota limite de 20% para a soma da CBS e do IBS.

Em relação ao Simples Nacional, o texto aprovado opta pela manutenção do regime do Simples Nacional,  representando uma conquista estratégica para os Microempreendedores Individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas – isso devido às simplificações tributárias previstas a fim de tornar o ambiente de negócios mais moderno.

Receba nossas newsletters