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Aviação

American Airlines e US Airways obtém certificado único de operação

A partir de agora, a maioria dos voos, manutenção e procedimentos aeroportuários da AA e US Airways serão os mesmos

A partir de agora, a maioria dos voos, manutenção e procedimentos aeroportuários da AA e US Airways serão os mesmos


O que era esperado, enfim se concretizou! O Grupo American Airlines deu mais um importante passo no processo total de fusão com a US Airways, nesta terça-feira (07/04). A companhia conseguiu o tão esperado certificado único de operação, no qual, a partir de agora, US Airways e AA passam a estar integradas, abraçadas, controladas e operadas por um só grupo na visão da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, sigla em inglês)

Até então, as duas companhias voavam com certificados de operação diferentes. A partir de agora, a FAA reconhece que ambas podem ser consideradas uma única aérea sob um único certificado. O certificado único de operação é um marco para o Grupo American Airlines, mas a maioria dos passageiros não irá perceber quaisquer mudanças por enquanto.

No entanto, o documento abre caminho para a American continuar o processo de fusão e seguir as etapas de integração que trará grandes novidades para os viajantes. “Pense nesse certificado único como um passo extremamente importante para a total integração entre AA e US Airways”, disse Ed Bular, VP Sênior da American, que completou: “porém, todo o resto ainda não pode ser integrado enquanto as companhias aéreas não se tornarem oficialmente uma”.

A partir de agora, a maioria dos voos, manutenção e procedimentos aeroportuários da American Airlines e US Airways serão os mesmos. No entanto, algumas operações e procedimentos políticos ainda permanecerão separados. O certificado único de operação era uma das maiores metas da American Airlines Group para a integração total com a US Airways, algo que deve acontecer ainda este ano.

Desde a última quarta-feira (08/04), ambas as companhias já utilizam o código “American” para se comunicar com o controle de tráfego aéreo. Até então, a US Airways utilizava o código “Cactus” para realizar o mesmo procedimento. O último “Cactus” a ser escutado pelo controle de tráfego aéreo ocorreu no voo entre o Aeroporto de Londres-Heathrow e Philadelphia, na manhã de ontem. O nome “Cactus” começou a ser utilizado pela US Airways em 2005, após a fusão com a America West Airlines em 2005.

Outros passos para a integração total já estão sendo seguidos pela American, como por exemplo, o sistema único de reservas, que deve entrar em vigor já no 2º semestre deste ano. Além disso, um único website para as duas companhias, que estará pronto no final do ano, e o processo de troca de layout de todas as aeronaves, que durará mais de um ano, já estão em andamento.

“A American é a maior companhia aérea do mundo e suas operações são grandes e complexas”, disse Bular, executivo experiente no quesito “fusão de companhias”, após acompanhar quatro procedimentos ao longo da carreira. O VP afirmou, ainda, que cerca de 700 funcionários trabalharam durante 18 meses em cima do processo para conseguir o tão esperado certificado único de operação.​

O mesmo procedimento foi realizado pelas companhias Southwest Airlines e
AirTran Airways, que conseguiram o certificado único em março de 2012.
Somente após a autorização da FAA, as duas companhias começaram o
processo de reparação e repintura das aeronaves, e o treinamento de
todos os empregados da AirTran, para alinhar o staff ao procedimento padrão estabelecido pela Southwest Airlines.

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