Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Blogs / Recursos Humanos & Treinamento

Recursos Humanos e a Qualidade do Atendimento aos Clientes

O cenário é claro – Cada vez mais nossos clientes estão exigentes, conscientes sobre suas necessidades e os direitos do atendimento que lhes são prestados.

Mas o que isso tem a ver com a gestão de recursos humanos?

Nos últimos anos o talento humano passou a ser para as organizações, tão importante quanto o próprio negócio, pois as pessoas são o elemento essencial para sua preservação, consolidação e sucesso.

Ou seja, atuar estrategicamente na gestão de recursos humanos é: estar alinhado as estratégias do negócio, buscar constantemente as melhores práticas de mercado para atender o cliente interno, desenvolver e incorporar o conceito de competências.

O capital humano é o recurso que exige um dos maiores investimentos, porém, no que se refere a contribuição para a qualidade, é ele quem determina o maior retorno, pois está literalmente no dia a dia representando a empresa, em cada atendimento realizado.

Lembrando sempre: as melhores práticas de recursos humanos podem sim desencadear internamente uma motivação para a qualidade e o bom atendimento.

E vejam que interessante… A aproximação entre RH e Qualidade é vista como uma tendência, já vivida por diversas corporações. De acordo com Martins (2001) “começa a existir uma completa integração entre as duas áreas onde o RH passa a ter um papel mais ativo. O RH passa a exercer maior importância na política de implantação de ações com objetivo de melhoria da qualidade dos processos produtivos e administrativo, seja em relação aos colaboradores, seja na alta administração e outras lideranças”.

As organizações que sabem aprender mais e mais depressa, e que utilizam bem a experiência acumulada, serão capazes, no futuro, de atingir seus objetivos estratégicos mais rapidamente. Portanto cabe aos profissionais de recursos humanos implantar as melhores práticas na gestão de recursos humanos e dos processos da qualidade do atendimento ao cliente.

Receba nossas newsletters