Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Reflexão

São Paulo no ritmo de São Paulo

Diversas obras em São Paulo sinalizam o otimismo do empresariado paulistano em investir na cidade que é tudo de bom. Sempre olhando para frente, ela constantemente vem melhorando sua estrutura para receber cada vez melhor seus visitantes.

Como exemplo, temos a reforma do Centro de Convenções Rebouças, com foco em eventos médicos e corporativos; as reformas do Anhembi e Interlagos que, juntos, receberam R$220 milhões para suas obras, quase metade do orçamento do PAC; a já concluída ampliação para 10 mil m² do Centro de Exposições Frei Caneca; o Pavilhão Imigrantes, em que serão somados 50 mil m² para exposições e 10 mil m² para congressos, com entrega prevista para 2015, entre outros projetos.

Para completar, para este ano ainda são esperados mais de 15 milhões de visitantes no total, superando 2013.

São Paulo, agora, tem o legado da Copa que, além de uma melhor estrutura de aeroportos, sinalizações, informação ao turista, trouxe uma ótima imagem amplamente divulgada pelos visitantes nesse período, cuja grande maioria pretende retornar.

Em um estudo divulgado antes da competição, chamado Placar da Hotelaria, feito pelo FOHB, Hotel Invest e Senac, já se previa um 2015 otimista para São Paulo, com taxas média de ocupação nos hotéis de 78%. No ano da pesquisa, 2012, a taxa era de 68%.

Além do turismo de negócios, este ano tivemos, nos meses de junho e julho, visitantes em busca de entretenimento, cultura, lazer, gastronomia e, agora, um reforço do turismo religioso com espaços para até 10.000 pessoas.

São Paulo já tem o maior parque hoteleiro do país, com 410 hotéis e 42 mil quartos, além de uma localização privilegiada, com voos diretos para as principais cidades do mundo. Há também o monotrilho, que vai ligar Congonhas com as linhas de metrô e trem, facilitando ainda mais a vinda para a cidade.

Recentemente, o Ministro do Turismo, Vinicius Lages, declarou que o setor é o futuro da economia, sendo um dos principais responsáveis pelo seu crescimento. “Será a nova fronteira de desenvolvimento no país, assim como foi o agronegócio nos anos 1960”, disse.
Vamos somar tudo isso às diversas mudanças, investimentos, construções e reformas que vemos na rotina de quem acompanha o turismo na cidade. A inauguração de teatros com ampla estrutura e bilheteria todos os dias, que reforça como a cidade está de olho no lazer e entretenimento de qualidade; a Cidade Matarazzo, no coração da Paulista, que contará com uma estrutura completa com lojas, restaurantes e um hotel 6 estrelas, reforçando o desenvolvimento do turismo na região, e o apoio logístico para os pavilhões de exposições, centros de convenções e espaços de eventos.

Já temos ao menos 47 eventos previstos para os próximos três anos na cidade, entre eles, a Convenção do Rotary Internacional, com cerca de 40 mil participantes e o 43rd World Skills Competition, que será o maior evento de sua categoria no mundo, com mais de 60 países, milhares de visitantes e mais de 1.000 competidores.

São Paulo está, sim, crescendo e desenvolvendo a sua estrutura turística, equipamentos de eventos, hotelaria, gastronomia e serviços, e isso, claramente, é consequência de uma grande demanda que vem se desenvolvendo dia a dia.

Receba nossas newsletters