Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações / Política

MTur trabalha no desenvolvimento de trilhas de longo curso no Brasil

usman-omar-Q-zdaa-tVq4-unsplash

O documento abordará aspectos relacionados à governança, sinalização, normas de segurança, serviços turísticos e produção associada ao turismo. Foto: reprodução

O Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) assinaram contrato com uma consultoria especializada que será responsável por desenvolver um manual com orientações para apoiar a criação, a estruturação e a promoção de Trilhas de Longo Curso no Brasil.

A empresa Plantuc Consultoria Socioambiental foi selecionada para produzir manual por meio de um edital de chamada pública lançado em janeiro pelo MTur. O documento será elaborado em formato digital e deverá contar com dados e informações sobre os aspectos históricos das trilhas de longo curso no mundo e no Brasil, além de estudos e pesquisas secundárias sobre o perfil do público desse segmento, bem como políticas públicas relacionadas ao Sistema Nacional de Trilhas do Brasil suas principais potencialidades, desafios e oportunidades.

“Nós temos um país imenso, com mais de 2 mil quilômetros de trilhas já registradas junto ao Governo Federal, além de seis biomas incríveis que precisam ser valorizados e conhecidos pelos brasileiros e por turistas internacionais. Então, precisamos unir nossas forças, padronizar estes percursos e desenvolver este segmento, que é a grande aposta desta nova demanda do país”, ressalta Gilson Machado Neto, ministro do Turismo.

Serão abordados aspectos relacionados à governança, sinalização, normas de segurança, serviços turísticos e produção associada ao turismo, estratégias para formatação do produto turístico, marketing e posicionamento de produtos no manual. A divulgação ocorrerá por meio da realização de uma oficina virtual para gestores de trilhas de longo curso, trade turístico e demais envolvidos na implementação dos percursos. Estão previstas, ainda, outras duas oficinas para coleta de insumos necessários para elaboração da proposta de metodologia, de forma participativa.

“A partir disso, o MTur busca consolidar as políticas públicas de desenvolvimento do turismo em áreas naturais e reforçar a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas, instituída por meio da Portaria MMA/MTur/ICMBio nº 407, de 19 de outubro de 2018”, explica Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo.

RedeTrilhas

A RedeTrilhas visa estimular turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. As propostas de adesão de Trilhas de Longo Curso à RedeTrilhas devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou por meio do e-mail [email protected].

Receba nossas newsletters