Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Bolsonaro aumenta alíquotas do IOF nas transações de crédito

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas transações de crédito de pessoas jurídicas e físicas. As novas alíquotas começam a valer a partir do dia 20 de setembro e têm validade até 31 de dezembro. O aumento no IOF deve gerar uma arrecadação de R$ 2,14 bilhões.

O presidente da República,Jair Bolsonaro, discursa durante a solenidade de anúncio do Sistema de Avaliação de Impacto ao Patrimônio e lançamento do Guia Brasileiro de Sinalização Turística.

O presidente da República,Jair Bolsonaro (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Por ser um ato de competência exclusiva do presidente, o decreto tem validade imediata e não precisa da aprovação do Congresso Nacional. O IOF é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, como operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.

O objetivo da medida é gerar uma arrecadação extra para custear o Auxílio Brasil, novo programa social de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família. O valor do novo benefício, ainda não anunciado, deve ficar na faixa de R$ 300, segundo informou ontem (15) o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas newsletters