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Feiras e Eventos

Diário de Bordo: Saindo de GRU rumo a Chengdu

João Pita

João Pita

João Pita embarca nesta quarta-feira (21) para o World Routes 2016. O evento acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, na cidade de Chengdu, na China. Este é o principal evento do mundo do setor e coloca companhias e aeroportos frente a frente para o desenvolvimento de novos voos. Durante os próximos dias, o executivo trará as principais notícias e tendências do evento com exclusividade, como correspondente especial para o M&E Notícias de Turismo.

Se você perdeu o primeiro post, leia aqui: Preparando a World Routes. A seguir, veja o texto mais recente.

Dia 2

Diário de Bordo: Saindo de GRU rumo a Chengdu

*João Pita

Chegou o dia da partida. Como sempre ocorre quando viajamos para estes eventos, o dia é longo e cansativo. Cumpre-se normalmente o expediente de trabalho no Aeroporto de Guarulhos e espera-se pelo horário da partida. No nosso caso – eu e o Bruno Madureira –, a viagem rumo a Chengdu será pela Etihad.

O dia final da preparação em São Paulo demanda um conjunto de tarefas obrigatórias: preparar os brindes para a feira e distribui-los pelas nossas malas; imprimir o nosso Memorando de preparação – book com as informações mais relevantes para cada uma das reuniões que teremos no evento; e guardar em pen-drives o material técnico e de apresentação. Sempre levamos o triplo de tudo para evitar qualquer susto de última hora.

Os brindes que levamos para o World Routes posicionam a marca GRU Airport com foco nas empresas aéreas que não operam no Brasil e que queremos captar. Desta forma, optamos por brindes úteis e que permitem expor a identidade visual do aeroporto durante bastante tempo: blocos tipo moleskine e carregadores avulsos de celular com a marca GRU.

Desde a nossa primeira participação no evento, procuramos desenvolver um book de apoio, carinhosamente chamado de Memorando e que é essencial e um diferencial durante as reuniões. Essencial porque, com o Memorando, sabemos as características principais das empresas aéreas – frota atual e futura, quantidade de rotas, estratégia percepcionada, resumo das últimas reuniões e qualquer outra informação que se considere útil. Diferencial porque construímos objetivos individualizados para nos apoiar nos 20 minutos que temos em cada reunião.

Você sabia?
– Apesar de GRU ter 56 rotas internacionais, somente 53% dos passageiros internacionais com origem na cidade de São Paulo viajam diretamente para o seu destino internacional. Este valor desce para 31% no restante do Brasil, o que significa que há forte margem de crescimento no número de ligações internacionais.

– O GRU Airport é o maior aeroporto-hub (aeroporto de conexão) do Brasil, com 17% de participação de mercado. Este valor é o dobro do segundo (Aeroporto do Panamá) e denota o domínio de GRU no segmento internacional.

– O GRU Airport vai anunciar uma grande parceria para operação de quatro lounges VIP no Auditório da Mercados e Eventos, durante a ABAV. Não deixem de passar pelo estande do GRU Airport na ABAV, onde é possível fazer a degustação do serviço de catering do GRU LOUNGE e ainda sentir como é relaxar numa Sala VIP no Aeroporto de Guarulhos. Estão todos convidados!

Mas o coração e o cérebro do nosso trabalho com as empresas aéreas, aeroportos e agentes de Turismo são levados nos laptops e nos pen-drives: material com as análises operacionais (voos, assentos, passageiros nos últimos 12 meses), análises de mercado (qual a origem primária e destino final dos passageiros em cada voo que sai de Guarulhos), projeções de economia e confiança do consumidor (aspetos essenciais para o investimento de longo prazo de uma companhia aérea). Precisamos mergulhar a fundo nos detalhes, como se dentro da empresa trabalhássemos. A pergunta a responder é: faz sentido abrir uma rota para São Paulo? Se sim, por quê?

As respostas sequenciais a dar para a abertura (ou expansão) de uma rota são: existe demanda suficiente de/para São Paulo? E qual o potencial para captar passageiros em conexão em São Paulo ou no aeroporto de destino? A rota é de turismo ou corporativa?

A função de profissionais como eu e o Bruno é apresentar estas respostas de forma estruturada, puxando os aspetos positivos do nosso aeroporto, cidade, país e região (América do Sul). Colocarmo-nos na pele de decisor da empresa aérea e, em hipótese alguma, apresentamos uma rota em que não acreditemos. Estar convicto do que queremos fazer é o ponto central para a credibilidade do trabalho do GRU Airport.

Antes de embarcar, é tempo de relaxar no GRU Lounge, localizado no Terminal 3 – Internacional. Este Lounge VIP serve empresas aéreas sem espaço próprio, incluindo a Etihad, com quem vamos viajar hoje, além de titulares de cartões de crédito e cartões-fidelidade. Hoje, os passageiros contam com 11 salas VIP no Aeroporto de Guarulhos, com mais de 8,3 mil metros quadrados disponíveis. Acesso a Wi-Fi, duchas, jornais e revistas, cortesias e serviços de alta qualidade são um requisito destes espaços exclusivos. Venham experimentar!

Hora de embarcar. Fiquem ligados porque, amanhã, contamos as peripécias da viagem até Abu Dhabi, durante a qual há ainda muitos pormenores a discutir e estratégias a refinar. Mas, antes de tudo, é tempo de relaxar.

Até amanhã!

*João Pita é gerente de Negócios Aéreos do GRU AIRPORT, onde trabalha desde abril de 2013. Tem um Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de Coimbra e MIT -Portugal, com especialização em desenvolvimento de malha e rotas de empresas aéreas. Tem 32 anos e é luso-brasileiro.

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