Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Programa Nacional de Segurança Turística é tema de reunião do Fornatur

8ed987ef-c978-4aa8-8d55-763357b97074

Reunião do Fornatur nessa terça-feira (3)

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) realizou uma nova reunião nessa terça (3), abordando toda a organização do Programa Nacional de Segurança Turística, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em conjunto com a Embratur. Na ocasião, representantes do MTur detalharam os eixos norteadores da iniciativa, que busca identificar ações convergentes entre os diferentes atores do setor.

O programa envolve as áreas de vigilância sanitária, segurança pública, prevenção à exploração de crianças e adolescentes no turismo, defesa civil, relações de consumo, transporte de turistas e comunicação positiva. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, defende empenho pela melhoria da percepção de visitantes brasileiros e estrangeiros quanto à realidade do segmento nos destinos nacionais.

“Temos cases turísticos no país, como Porto de Galinhas, Foz do Iguaçu, Pantanal, Maragogi e Jericoacoara, em que os índices de segurança são muito parecidos com os de países europeus. E pesquisas do MTur indicam que 94% dos estrangeiros que vêm ao Brasil querem voltar

“Temos cases turísticos no país, como Porto de Galinhas, Foz do Iguaçu, Pantanal, Maragogi e Jericoacoara, em que os índices de segurança são muito parecidos com os de países europeus. E pesquisas do MTur indicam que 94% dos estrangeiros que vêm ao Brasil querem voltar. Então, precisamos mudar a percepção de segurança do turismo no Brasil, com a divulgação de indicadores que mostrem que é possível viajar com segurança”, sustenta o ministro.

Uma das propostas do programa é a criação de um Fórum de Segurança Turística, de forma a reunir contribuições de profissionais das duas áreas.  A videoconferência contou ainda com a titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo do do Rio de Janeiro. Patrícia Alemany, sugeriu esforços no sentido de evidenciar números positivos da segurança turística no país. “Em 2019, tivemos no Rio 1,2 milhão de estrangeiros e apenas 3,8 mil registros de ocorrências. Isso significa 0,31% de crimes, sendo mais de 80% delitos de furto, sem violência. A gente pode ter esses números mais elaborados no Brasil inteiro e fazer uma comunicação detalhada e integrada”, sustentou.

A reunião teve ainda a participação de Bruno Wendling, presidente do Fornatur e diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul. Wendling colocou o colegiado à disposição para discutir ações conjuntas. “A nossa imagem realmente destoa da realidade dos indicadores de segurança. Então, a gente tem que se debruçar muito em cima dessa comunicação integrada para reverter essa percepção”, defendeu.

Durante a reunião, foi distribuído um questionário online sobre o conhecimento de estados quanto a ações do órgão relacionadas à segurança turística. As perguntas podem ser respondidas até o dia 20 de agosto por gestores públicos estaduais.

Receba nossas newsletters