Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

WTM-LA é adiada para abril de 2021

A próxima edição da WTM Latin America acontecerá de 3 a 5 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, junto da 49ª edição do Encontro Comercial Braztoa

Cenário da pandemia no Brasil levou a um novo adiamento do evento

A WTM Latin America tem nova data. A feira acontecerá de 6 a 8 de abril de 2021 no Expo Center Norte. A informação foi divulgada no site oficial do evento na manhã desta segunda-feira (17). A oitava edição da WTM-LA estava inicialmente marcada para acontecer entre os dias 31 de março e 2 de abril, mas devido o avanço da pandemia de Covid-19, a Reed Exhibitions anunciou em março o adiamento para os dias 20, 21 e 22 de outubro. O atual cenário da pandemia levou a organização a optar por um novo adiamento.

“Esta decisão, tomada em um cenário atípico e ainda altamente imprevisível, tem como prioridade resguardar a saúde e a integridade de visitantes, expositores, parceiros e a equipe de staff envolvida na realização do evento, assim como responder de forma adequada aos impactos econômicos da pandemia, que afeta indiscriminadamente todos os setores da economia, e às restrições de viagens corporativas”, afirmou a diretora da WTM-LA, Luciane Leite, em comunicado.

Com a decisão, o setor de Turismo fechará 2020 sem a suas duas principais feiras, já que a Abav Expo também anunciou o adiamento para setembro de 2021. Outra grande feira que não terá edição este ano é a Brazil Travel Market (antigo Festival JPA), que ocorrerá em maio de 2021, no Ceará.

A Reed Exhibitions já cancelou a edição de 2020 do Salão do Automóvel, que ocorreria em São Paulo. Internacionalmente, a organizadora também anunciou o cancelamento da Arabian Travel Market. No entanto, a WTM Londres, principal evento de seu portfólio de Turismo, foi confirmada para novembro.

No âmbito internacional, a pandemia também foi responsável pelo cancelamento da ITB Berlim e Imex Frankfurt, ambos na Alemanha, e da BTL Lisboa. O cenário levou a Embratur a anunciar que não participará de nenhuma feira internacional em 2020.

Evento virtual

Além do adiamento, a WTM-LA também anunciou um evento digital, que será realizado em novembro, reunido as quatro principais marcas do portfólio, WTM Latin America, WTM Africa, ATM e WTM London. Denominada “WTM Virtual”, a ação ocorrerá em uma plataforma digital para promover interações entre expositores e visitantes, conteúdo de qualidade, informações sobre a cadeia turística e outras atividades.

“Comprometida em oferecer à indústria turística conteúdo relevante, assim como incentivar o networking e as melhores práticas do mercado, a WTM Latin America seguirá com uma agenda de ações que levarão ao público informação, conteúdo, conhecimento e incentivo à prática de networking”, explica a diretora.

A prática vem se tornando uma tendência durante o período de pandemia. No Brasil, um exemplo é a Abav Collab, iniciativa criada pela Abav em virtude da não realização da feira em 2020.

Adiamento frustra ano de altas expectativas

A edição de 2019 da WTM-LA contou com mais de 19 mil participante nos três dias. A expectativa para este ano era de um crescimento de 17% no público. Outra grande expectativa era do aumento de presença internacional, incluindo a participação das principais empresas e destinos da América Latina, como revelou Luciane Leite, no fim do ano passado.

A transformação da feira em “hub de eventos” também foi algo apontado por Luciane Leite com um dos pontos alto deste ano. Estava previstas ações como os já tradicionais Travel Forward e Agente na Estrada, além de ações inéditas na edição latino-americana, como Women in Travel, WTM Live e o Prêmio de Turismo Sustentável

Receba nossas newsletters