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Marcio Favilla promove palestra sobre Turismo Social e a realidade brasileira

Marcio Favilla, da OMT

Marcio Favilla

RIO DE JANEIRO – A série “Turismo – Cenários em Debate”, promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), debateu os “desafios e propostas para uma política pública de turismo social no Brasil” durante toda esta quinta-feira (4). Quem encerrou o evento em grande estilo foi Marcio Favilla com a palestra “Turismo Social e Responsável: desafios e expectativas para a realidade brasileira”, abordando as expectativas para criação e implementação de políticas e iniciativas de turismo social e responsável no Brasil.

“Como sabemos, as primeiras iniciativas do Turismo Social advém das férias na Europa, voltadas para trabalhadores assalariados e grupos específicos de baixa renda, com a perspectiva de sua inclusão no segmento turístico. Creio que o Turismo Social sempre foi uma alavanca fundamental para o crescimento do turismo doméstico nos países que o apoiaram e fez com que as políticas públicas começassem a valorizar as belezas naturais e o patrimônio cultural e artístico de cada país”, declarou Favilla.

Canadá, Colômbia e Brasil também mergulharam no Turismo Social a partir do século XX. É o caso do Sesc Bertioga, criado em 1948, um dos pioneiros no País dando os primeiros passos para o desenvolvimento do setor.

“Nas décadas seguintes, vimos o Turismo Social virar objeto de políticas públicas, com sólidos resultados a nos inspirar. Neste sentido, sugiro a todos a conhecerem um belo relatório da OITS que revela os 20 programas e políticas sociais feitos ao redor do mundo em prol do desenvolvimento do Turismo Sustentável, que evoluiu muito a partir da segunda metade do século XX. A partir daí, o Brasil evoluiu muito até chegar o Plano Nacional do Turismo, em 2003”, finalizou Favilla.

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