O Brasil é o quinto maior mercado emissor de turistas internacionais para o estado do Texas, nos Estados Unidos, com cerca de 70 mil visitantes em 2013, atrás do México, Canadá, Reino Unido e Alemanha. Os números do ano passado ainda não foram aferidos, mas para a especialista em Marketing para Turismo do Governo do Texas, Morgan Taylor, deve haver um crescimento, mesmo que pequeno por conta da Copa do Mundo.
“O México é o nosso maior mercado na América Latina, por conta da sua proximidade, mas o Brasil vem logo atrás”, afirmou Morgan. “Este é um mercado muito importante para nós, pois os brasileiros consumem muito e nós temos muitas características que favorecem isso, como o TaxFree Shopping e muitos centros de compras com as marcas que os brasileiros adoram”, completou a executiva, lembrando que o gasto médio no destino é de US$ 1,7 mil por viagem, que tem duração média de dez dias.
De acordo com ela as cidades mais visitadas são Dallas e Houston, muito em função dos voos diretos saindo do Rio de Janeiro e São Paulo da United e American Airlines. Ela citou também a cidade de Austin, que conta com uma população bastante jovem, e Marfa, que começa a crescer no gosto dos brasileiros.
Morgan acredita que a alta do dólar não deve inibir a ida de brasileiros para o destino. Ela afirmou que o Texas é considerado um destino econômico, tanto na hotelaria, como compras e alimentação, sem contar a vantagem de ter o valor pago em impostos de volta. “Não somos um destino caro. Os preços da hospedagem e das atividades são equilibrados, o que representa uma oportunidade neste momento do dólar alto”, reiterou.
Dallas – Em 2013 a cidade de Dallas recebeu 24 mil brasileiros, o que demonstra a importância deste mercado para o destino. A expectativa para este ano é seguir crescendo, conforme explicou a diretora sênior de Turismo do Dallas CVB, Liliana Rivera. Ela destacou as novidades da cidade, que tem o maior número de lojas nos Estados Unidos e conta com voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro da American Airlines.
“Inauguramos na próxima semana o Texas Horse Park, um parque onde o visitante poderá montar a cavalo e ter a verdadeira experiência texana”, contou a executiva, lembrando que a nova atração ficará na região central da cidade. “Além disso, começaram a funcionar recentemente os nossos D. Links, ônibus gratuitos para os turistas, que passam pelos principais pontos do destino”, completou.
Houston – Com 32,9 mil brasileiros em 2013, o país é o quarto maior emissor internacional de Houston, cidade conhecida por abrigar a sede da Nasa. Ela esta se renovando para receber um dos principais eventos esportivos do mundo em 2017, o Super Bowl. Os investimentos são de US$ 1,5 milhão para revitalizar a região central, onde estão os centros de eventos.
“Por conta do petróleo e do agronegócio o nosso principal público é o corporativo, mas temos muitos atrativos, como os esportes – a cidade conta com times nas ligas das principais categorias dos Estados Unidos -, as compras e também o entretenimento, pois somos o 2º maior destino dos espetáculos da Broadway”, afirmou Graziela Padoin, do Houston CVB.
Roadshow – Durante toda esta semana uma missão oficial do Governo do Texas esteve no Brasil para promover os atrativos do estado para agentes e operadores do Brasil. O roadshow – que contou com a presença de 12 parceiros, entre hotéis, destinos e serviços – foi encerrado nesta quinta-feira (19) em São Paulo, mas antes passou por Porto Alegre (RS), Curitiba (PE) e Campinas (SP).
Fotos: Eric Ribeiro