Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

M&E visita Machu Picchu. Veja fotos

Em Machu Picchu, os turistas não param de tirar fotos

Em Machu Picchu, os turistas não param de tirar fotos

A convite da Tam, o MERCADO & EVENTOS está no Peru para conhecer um pouco de Machu Picchu, região que era a capital da civilização Inca e simplesmente a atração número um do país. Tanta popularidade levou o destino a receber o título de uma das novas Sete Maravilhas do Mundo e  Patrimônio Mundial pela Unesco. O local fica no topo de uma montanha, a 2.400 metros de altitude, no vale do Rio Urubamba.

Desde que a descoberta científica da cidadela Inca foi anunciada pelo historiador americano Hiram Bingham em 1911, sua complexa e misteriosa arquitetura encastelada num cenário montanhoso dramático vem atraindo turistas de todo o mundo. Para chegar na região pode-se pegar um voo da Tam de São Paulo até Lima, capital do Peru.

Como chegar? –  Para alcançar Machu Picchu, uma das alternativas é fazer a pé a Trilha Inca. São várias rotas para se chegar ao alto da montanha. A caminhada mais comum é a que leva quatro dias de duração e cruza montanhas como Warmiwañusqa e Runkuraqay, a 4.200 e 3.860 metros sobre o nível do mar, respectivamente.

A maneira mais fácil de se chegar ao local é embarcando até a capital, Lima. De lá, pega-se um voo até Cusco. Depois, a viagem é de ônibus para Ollantaytambo para pegar o trem por cerca de 1h até o vilarejo de Águas Calientes. Por fim, mais 8 km de ônibus até Machu Picchu. Esse é o meio mais popular para se chegar a Machu Picchu. O serviço é operado pela Peru Rail e pela Inca Rail. Cada empresa oferece três opções de trem todos os dias entre Cusco e Aguas Calientes, com distintas categorias e preços. Para chegar em Cusco é só pegar um voo da Lan no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima.

A Peru Rail, por exemplo, tem o Vistadome, uma viagem de pouco mais de três horas em vagões com janelas e teto panorâmicos; o Expedition, voltado para mochileiros; e o Hiram Bingham, um serviço luxuoso da Orient Express que inclui refeições a bordo, transporte até a cidadela de Machu Picchu, acompanhamento de guia e um chá da tarde no Machu Picchu Sanctuary Lodge, o único hotel localizado na região de Machu Picchu. Uma vez em Aguas Calientes, o visitante deve caminhar 700 metros até a entrada do sítio ou tomar um dos ônibus que sobem até o local. Procure sair no primeiro horário para poder aproveitar o atrativo sem pressa.

Atenção: devido à rápida degradação do sítio, o governo peruano vem limitando o número de visitantes ao local. Para quem viaja com agências, elas providenciarão a reserva para ingresso às ruínas, mas os independentes devem fazer com antecedência junto às autoridades.

Rafael Massadar, de Águas Calientes (Peru)

Receba nossas newsletters